Seleção é única presente em todas as edições da Copa do Mundo e reassume liderança do ranking da Fifa após sete anos
Seleção é única presente em todas as edições da Copa do Mundo e reassume liderança do ranking da Fifa após sete anos | Foto: Nelson Almeida/AFP



São Paulo - A seleção brasileira já está na Copa do Mundo de 2018. Com nada menos do que quatro rodadas de antecipação para o término das Eliminatórias Sul-Americanas, a seleção se tornou a primeira do planeta a assegurar vaga no Mundial por meio do qualificatório, se juntando à Rússia, que já tinha lugar garantido como país-sede. O feito foi consumado de forma definitiva no início da madrugada de quarta-feira (29), quando o Peru venceu o Uruguai por 2 a 1, de virada, em Lima, no fechamento da 14ª jornada do qualificatório da América do Sul.

O resultado fez a seleção peruana chegar aos 18 pontos e assumir a sétima posição das Eliminatórias. Mais importante do que isso, pelo menos para o Brasil, foi o fato de que o triunfo fez o Uruguai estacionar nos 23 pontos e cair para a terceira posição, tendo sido ultrapassado pela Colômbia, que superou o Equador por 2 a 0, em Quito, e foi aos 24 na vice-liderança.

Logo após o final da partida no Peru, Tite comemorou a conquista da vaga. "Obrigado Papai do Céu", afirmou o treinador, que já começou a planejar as próximas rodadas. "Quando você se classifica, algumas perspectivas se abrem. Temos dois próximos jogos. Temos a oportunidade de uma série de outros jogadores. Mas a responsabilidade não muda. Ela é igual", disse o treinador.

Com 33 pontos na liderança disparada das Eliminatórias, o Brasil poderá fechar o qualificatório, na pior das hipóteses, na quarta posição, hoje ocupada pelo Chile, que derrotou a Venezuela por 3 a 1, em Santiago na última rodada.

Tite afirmou que ainda não vê a seleção brasileira pronta. De acordo com o treinador, a equipe precisa se consolidar. "Na medida que tu repete o desempenho, e não oscila, tu vai criando consistência. É encontrar, se consolidar. A equipe não está pronta. Lembro que era o primeiro jogo nosso (contra o Equador), tava com a perna bamba, relaxada. Não lembro nem com quantos pontos estávamos. A gente ganhou e estava em quinto. Tamanha é a preocupação e responsabilidade. Aquele primeiro jogo deu a confiança para a gente evoluir", lembrou.

Classificado por antecipação, o Brasil é o único país a ter disputado todas as edições da Copa do Mundo. Essa será a 21ª participação da seleção brasileira em um Mundial. Anteriormente, esteve presente nas edições de 1930, na qual terminou em sexto lugar, 1934 (14º), 1938 (3º), 1950 (vice-campeão), 1954 (5º), 1958 (campeão), 1962 (campeão), 1966 (11º), 1970 (campeão), 1974 (4º), 1978 (3º), 1982 (5º), 1986 (5º), 1990 (9º), 1994 (campeão), 1998 (vice-campeão), 2002 (campeão), 2006 (5º), 2010 (5º) e 2014 (4º).

NO TOPO
A vitória por 3 a 0 na última terça-feira (28) sobre o Paraguai, na Arena Corinthians, pelas Eliminatórias, devolveu o Brasil o primeiro lugar do ranking da Fifa, cuja próxima edição será divulgada em abril. Havia sete anos que a seleção não liderava a lista. A equipe de Tite vai passar a Argentina, atual líder. Os triunfos sobre Uruguai e Paraguai no mês de março farão com que o Brasil passe de 1.534 para 1.661 pontos. Já a Argentina, que venceu o Chile, mas depois perdeu da Bolívia, vai cair de 1.644 para 1.603 pontos.

A última vez em que o Brasil liderou o ranking da Fifa foi em maio de 2010, logo antes da Copa do Mundo da África do Sul, quando o time era comandado por Dunga. Desde que Tite estreou pela seleção brasileira, em setembro, foram nove vitórias em nove jogos - oito pelas Eliminatórias e um amistoso contra a Colômbia.