Santo Domingo - O Brasil conquistou no início da madrugada de ontem o inédito título de campeão da Copa América de basquete masculino ao vencer a Argentina por 100 a 88, em Santo Domingo, na República Dominicana. Foi uma vitória marcante, num jogo bastante equilibrado, onde o time brasileiro só conseguiu abrir vantagem no último quarto.
A seleção brasileira começou mal a partida. No primeiro quarto, a Argentina abriu vantagem e conseguiu fechar com o placar de 21 a 32. Depois da conversa no intervalo com o técnico Lula Ferreira, os brasileiros começaram a reagir e viraram, garantindo a vitória parcial por 49 a 43 no final do segundo quarto.
No final do terceiro quarto os brasileiros venceram por 67 a 66. A prova do bom desempenho dos adversários é considerando os pontos somente do penúltimo período: Argentina 23 a 18.
No último quarto, era impossível prever quem seria o vencedor. Só que Leandrinho resolveu aparecer e desequilibrou o jogo, fazendo várias cestas de três pontos, com a seleção brasileira chegando até a garantir uma vantagem de doze pontos. A partir disso, foi só se garantir para assegurar a vitória no jogo e o título inédito.
Leandrinho, com 29 pontos, cinco assistências e dois rebotes, foi o destaque da final. O ala-armador Marcelinho foi eleito pelos organizadores o melhor jogador do torneio. Ele recebeu uma proposta do Cleveland Cavaliers. ''Jogar na NBA sempre foi um sonho, mas não pensava mais nisso. Estava absolutamente concentrado no meu trabalho na seleção brasileira'', disse Marcelinho, que teve média de 23,4 pontos por jogo na Copa América.
Futuro Com o término da Copa América, a seleção brasileira masculina encerrou suas atividades em 2005, mas já começou a pensar na próxima temporada, quando terá pela frente o Mundial do Japão, desafio muito mais duro que o esvaziado torneio continental.
Lá terá pela frente as seleções completas de Argentina e Estados Unidos, que não enviaram a Santo Domingo os seus principais jogadores, e as poderosas seleções européias. ''Essa vitória de hoje (domingo) mostra que temos competência, temos valores individuais e fazemos um bom trabalho, mas temos que continuar nele'', disse o técnico Lula Ferreira.