Rio de Janeiro - O Maracanã viveu uma manhã/tarde de Wakanda. Com direito a comemoração de Luiz Henrique com máscara do Pantera Negra, o Botafogo venceu por 2 a 0 e emplacou o terceiro jogo sem vitória do Flamengo. O outro gol foi marcado por Savarino.

O Alvinegro agora soma nove pontos e lidera provisoriamente o Campeonato Brasileiro na quarta rodada. O Rubro-Negro, com sete, está em quinto lugar.

O Botafogo chegou a sua quarta vitória consecutiva. Anteriormente, havia vencido o Universitario (PER), pela Libertadores, por 3 a 1; goleou o Juventude por 5 a 1, pelo Brasileirão; e superou o Atlético-GO por 1 a 0, também na competição nacional.

O Flamengo acumula duas derrotas seguidas e um empate. Além de perder neste domingo no clássico, foi superado pelo Bolívar, por 2 a 1, na Libertadores; e ficou no 0 a 0 com o Palmeiras, pelo Brasileiro.

COPA DO BRASIL

Flamengo e Botafogo viram a chave para a terceira fase da Copa do Brasil nesta semana. O Rubro-Negro recebe o Amazonas, na quarta-feira (1), no Maracanã (RJ). O volante Erick Pulgar foi substituído no intervalo por Allan após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo, segundo comunicado da assessoria de imprensa do clube, e é dúvida.

Já o Alvinegro encara o Vitória, na quinta (2), no Nilton Santos (RJ).

O jogo

O Flamengo imprimiu seu ritmo e foi amplamente superior no primeiro tempo. O Botafogo atuou de forma muito recuada e os contra-ataques não surtiram efeito. O Rubro-Negro levou mais perigo com bolas alçadas à área, chegou a ter um gol corretamente anulado pelo VAR e teve outras chances de abrir o placar, mas não conseguiu.

O jogo mudou de figura no segundo tempo. O Botafogo voltou mais agressivo e se beneficiou de uma bonita jogada ensaiada para fazer o gol com Luiz Henrique. O Rubro-Negro, por sua vez, se mostrava desorganizado e via o Alvinegro explorar os espaços cedidos. Por um milagre de Rossi, os visitantes não fizeram o 2 a 0 em chute cara a cara de Jeffinho, mas Savarino, por sua vez, não desperdiçou.

Gols e lances

Uhhh! - O Flamengo quase abriu o placar logo no início. Arrascaeta lançou, De la Cruz ajeitou de cabeça e Luiz Araújo emendou de voleio, na altura da marca do pênalti, tirando tinta da trave de John.

Não valeu! - Aos 10, o Flamengo chegou a balançar a rede, quando Fabrício Bruno chutou cruzado e Bruno Henrique desviou de letra. O atacante, porém, estava em impedimento assinalado pelo VAR.

Gol do Botafogo em jogada ensaiada - O Botafogo abriu o placar aos 7 minutos do primeiro tempo em jogada ensaiada. Savarino cobrou escanteio aberto e à meia-altura. Luiz Henrique chegou batendo de primeira e bola foi morrer no fundo da rede de forma rasteira, com o goleiro Rossi somente olhando.

Rossi opera milagre - O goleiro Rossi, do Flamengo, operou um verdadeiro milagre aos 35 do segundo tempo, quando Jeffinho recebeu um cruzamento rasteiro e finalizou de primeira, cara a cara com o arqueiro argentino, que defendeu com os pés.

Savarino fecha o caixão - O Botafogo fechou o caixão do Flamengo aos 47 minutos do segundo tempo, quando Diego Hernández ganhou a melhor na dividida com Fabrício Bruno e rolou para Savarino que, sozinho, empurrou para o fundo da rede.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0 X 2 BOTAFOGO

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/Hora: 28/4/2024, às 11h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)

Cartões amarelos: De La Cruz (FLA); Savarino, Danilo Barbosa, Jeffinho (BOT)

Gol: Luiz Henrique, aos 7'/2ºT (0-1); Savarino, aos 47'/2ºT (0-2)

Flamengo: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Allan), De La Cruz e Arrascaeta (Lorran); Luiz Araújo (Gerson), Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite

Botafogo: John, Damián Suárez, Lucas Halter (Alexander Barboza), Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Eduardo (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Jeffinho), Savarino e Junior Santos (Diego Hernández). Técnico: Artur Jorge