Foi num fes­ti­val de atle­tis­mo há ­dois ­anos que Ta­mi­res San­ta­na en­xer­gou a gran­de chan­ce da sua vi­da. De ori­gem hu­mil­de, a pe­que­na es­tu­dan­te de Pa­ra­na­vaí (No­roes­te), en­tão com 12 ­anos, nun­ca ha­via pra­ti­ca­do mo­da­li­da­de es­por­ti­va al­gu­ma, mas lo­go no pri­mei­ro tes­te com o lan­ça­men­to de pe­lo­ta (mo­da­li­da­de tes­te pa­ra o lan­ça­men­to de dar­do), já cha­mou a aten­ção dos téc­ni­cos.
  In­te­gra­da ao pro­je­to de atle­tis­mo da ci­da­de, Ta­mi­res só pen­sa­va em não per­der a chan­ce que lhe ha­via si­do da­da. Com uma de­di­ca­ção im­pres­sio­nan­te, lo­go co­me­çou a mos­trar aos téc­ni­cos que ­eles não es­ta­vam er­ra­dos. Era en­tão ques­tão de tem­po pa­ra co­me­ça­rem a apa­re­cer os re­sul­ta­dos. E ­eles real­men­te não tar­da­ram.
  Lo­go no pri­mei­ro ano, ela foi a quar­ta co­lo­ca­da das Olim­pía­das Es­co­la­res, e em 2011 fi­cou com o vi­ce, re­sul­ta­do que re­pe­tiu no Sul-Ame­ri­ca­no, tam­bém es­co­lar. O gran­de re­sul­ta­do, no en­tan­to, ­veio há ­duas se­ma­nas, quan­do sa­grou-se cam­peã do Mun­dial Es­co­lar, em Va­le­ta, ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca de Mal­ta. Com a mar­ca de 38m34 – ­dois me­tros abai­xo da sua me­lhor, que é 40m86 – Ta­mi­res bri­lhou na de­ci­são con­tra atle­tas-es­tu­dan­tes de vá­rios paí­ses e trou­xe pa­ra Pa­ra­na­vaí a me­da­lha de ou­ro.
  ‘‘Ho­je, o atle­tis­mo é mi­nha vi­da, é a chan­ce que te­nho de aju­dar mi­nha fa­mí­lia e rea­li­zar ­meus so­nhos, mas ain­da é ­cedo’’, ad­mi­te a atle­ta, que pe­los ­bons re­sul­ta­dos na tem­po­ra­da 2011, é uma das bol­sis­tas do Go­ver­no do Pa­ra­ná, den­tro do pro­je­to TOP 2016 (Ta­len­to Olím­pi­co do Pa­ra­ná).

● É um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância

● Um dos menores países europeus, mas densamente povoado, consiste em um arquipélago situado na parte central do Mar Mediterrâneo



O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.