Dois atletas de Londrina viajam nesse final de semana para a Itália onde disputarão o 17º Campeonato Mundial de Atletismo Master, entre os dias 4 e 15 de setembro. O ex-atleta profissional e professor de educação física Cláudio Bertolino (Sercomtel) disputará as provas de 5 mil, 10 mil e 20 mil metros da marcha atlética. Já o fotógrafo e policial federal aposentado Walter Ney (GMTex Confecções) marcará presença no salto em distância, nos 100m e 200m livre.
Esse será o primeiro Mundial Master na carreira de Bertolino. Como atleta profissional, ele disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta-96, o Pan-Americano de Buenos Aires-95, os mundiais de Tóquio-91 e Gotemburgo-95, entre outras competições de nível mundial.
Bertolino viaja confiante, afinal, detém os recordes sul-americanos nos 3 mil, 5 mil e 10 mil metros da marcha atlética na categoria 40-44 anos. Baseado em suas marcas e nas obtidas por rivais no último Mundial Master, o londrinense acredita que pode brigar pela medalha de ouro nas três provas que disputará. ''Estou preparado e confiante para conquistar bons resultados'', explicou o professor, que treina uma hora e meia por dia. ''Teria que treinar um pouco mais, porém não tenho tempo''.
Walter Ney também está na expectativa de voltar da Itália com medalhas na bagagem. Em março, ele conquistou o título mundial do salto em distância no Campeonato Mundial de Policiais e Bombeiros, realizado na Austrália. Na Itália, o londrinense disputará a primeira competição master na categoria 50-54 anos. ''No esporte master o bom é que a gente nunca fica velho'', brincou. ''O importante é ir lá para participar'', completou, dessa vez, falando sério.
O Mundial de Atletismo Master será realizado em três cidades italianas: Riccione, Misano Adriatico e S.Giovanni in Marignano, localizadas na região de Bolonha. Segundo a Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), a delegação do Brasil deve contar com a presença de 124 atletas. A organização da competição espera pela participação de mais de 9 mil atletas.