Athletico e Maringá colocaram um pé na decisão do campeonato Paranaense ao saírem na frente no primeiro encontro da semifinal. No sábado (16), o Furacão, que é o atual campeão, fez 2 a 1 em cima do Operário, no estádio Germano Krüger. Na noite deste domingo (17), o Dogão fez o dever de casa e venceu o Coritiba por 2 a 0, no Willie Davids. Caso os resultados se confirmem na partida de volta, será uma final inédita em 110 anos de Estadual.

O Maringá mostrou poder de reação depois de ser eliminado pelo Amazonas pela Copa do Brasil, no meio de semana, e engoliu o Coxa. Apresentando muita intensidade, a equipe da Cidade Canção chegou ao gol em lance de cobrança de escanteio, com finalização do zagueiro Vilar, que no ano passado atuou pelo Coritiba. O segundo gol saiu pouco tempo depois, quando o árbitro sinalizou penalidade máxima quando a bola bateu na mão de Natanael. O meia Serginho converteu para os donos da casa.

Os 45 finais foram com um rendimento menor dos dois times, porém, com mais chance do Maringá fazer o terceiro do que o Coritiba diminuir a desvantagem. Nos últimos minutos o Coxa até tentou esboçar reação, mas com força mínima e o ataque apático, ficou apenas no esforço. Os clubes se reencontram no dia 28, quinta-feira, às 20h, no Couto Pereira. O Maringá poderá até perder por um gol de diferença que avança. Por outro lado, o Coritiba terá que vencer por três para continuar sonhando com o título.

VITÓRIA RUBRO-NEGRA

O duelo no Campos Gerais do Paraná foi equilibrado, com cada tempo sendo dominado por um time. Na etapa inicial, o Fantasma conseguiu driblar o calor para pressionar o Furacão. A estratégia deu tão certo que saiu um golaço dos pés do atacante Felipe Augusto. No finalzinho veio o empate, em pênalti cobrado por Fernandinho. No segundo tempo, o Athletico passou a atacar com intensidade e conseguiu, já perto dos acréscimos, sair com a vantagem, com Pablo.

A volta está marcada para daqui cerca de dez dias, na quarta-feira (27), às 20h, na Ligga Arena. O Rubro-Negro precisa apenas do empate para se classificar. Já o Operário depende de um triunfo para levar a decisão para os pênaltis e dois para garantir a classificação direto. "Tivemos equilíbrio, soubemos ter resiliência, sofremos na hora certa e não abdicamos de vencer até o final. Por isso, a equipe mereceu vencer no final", afirmou o técnico Cuca, em entrevista coletiva.

PARANAENSE SUB-20

No fim de semana, o Tubarãozinho venceu o Grêmio Maringá por 3 a 1, no Centro de Treinamentos da SM Sports, pela 3ª rodada do campeonato Paranaense sub-20. Os jovens Delatorre, Rissani e Caíque marcaram para o Londrina. A próxima partida do LEC será nesta quarta-feira (20), às 15h30, no estádio municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória, contra o Iguaçu, em duelo adiado da 2ª rodada.

Já o elenco principal retoma aos treinamentos na terça-feira (19) visando a Série C do Brasileiro. As atividades estão programadas até sábado (23).