O velocista jamaicano Asafa Powell afirmou ontem ao painel antidoping do seu país que não informou aos oficiais sobre a maior parte dos suplementos que estava tomando quando foi pego no doping porque os produtos eram novos e ele não poderia lembrar os seus nomes.
Ontem começou o que prometem ser pelo menos três dias de explicações de Powell e seus advogados por ele ter sido pego em exame antidoping no ano passado, pelo uso da substância proibida oxilofrone.
O ex-recordista mundial dos 100 metros foi pego durante o Campeonato Jamaicano de Atletismo, em junho passado, junto com sua ex-companheira de equipe, Sherone Simpson, que testou positivo para a mesma substância estimulante.
Os dois, assim como o agente deles, culparam um treinador recém-contratado, que teria fornecido os suplementos aos velocistas. Os testes de laboratório mostraram que o estimulante estava em um dos suplementos que os atletas dizem que tomaram. De qualquer forma, Powell e Sherone estão suspensos preventivamente e nem foram ao Mundial de Moscou.

Bolt
O jamaicano Usain Bolt vai participar mais uma vez do Meeting de Ostrava, que neste ano está marcado para o dia 17 de junho. Ontem, os organizadores da competição confirmaram a presença do astro na República Tcheca, mas explicaram que ele não decidiu se vai correr a prova dos 100 metros ou a dos 200 metros.
Anteriormente, Bolt declarou que a sua meta para este ano será quebrar seu próprio recorde mundial dos 200 metros, com 19s19, estabelecido em 2009, na disputa do Mundial de Atletismo, em Berlim. "Ostrava é uma pista rápida quando o tempo está bom. Estou ansioso pelo bom tempo e por uma boa performance em 2014", disse. Dono de seis medalhas de ouro olímpicas, Bolt vai participar pela sétima vez do Meeting de Ostrava, que faz parte da série IAAF World Challenge.