Vitória, 01 (AE) - Ana Paula e Mônica Rodrigues estrearam com vitória no Torneio de Qualificação para a primeira etapa do Circuito Mundial Feminino de Vôlei de Praia, hoje pela manhã, na Praia de Camburi, em Vitória. A competição, que conta pontos para o ranking que apontará os brasileiros que participarão da Olimpíada de Sydney, reúne as principais duplas da modalidade.
Ganhadoras da medalha de bronze na etapa de Maceió do Circuito Banco do Brasil - a primeira competição da nova parceria -, Ana Paula e Mônica derrotaram as norte-americanas Schritter e Wood por 15/12 e amanhã enfrentam as norueguesas Byberg e Larsen.
Ana Paula, ex-meio-de-rede da seleção brasileira, medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta, acredita que o rápido sucesso da nova dupla deve-se à disciplina tática apresentada. "Cada uma cumpre sua parte e sabe o que fazer dentro da quadra", diz a jogadora, que começou a jogar vôlei de praia no ano passado ao lado de Jacqueline. "É muito fácil jogar com a Mônica."
Mônica tem maior experiência na areia. Ao lado de Adriana Samuel, ganhou a medalha de prata na Olimpíada de Atlanta. Também empolgada com as primeiras exibições da parceria
ela espera que a dupla mantenha o ritmo nas próximas rodadas do qualifying. "Estamos apenas começando um trabalho e temos muito o que evoluir", comenta.
"O importante, porém, é correr com determinação para obter logo um melhor entrosamento." Além de Ana Paula e Mônica, outras sete duplas brasileiras jogaram hoje na arena armada na Praia de Camburi. Alexandra e Mônica Paludo, por exemplo, tiveram mais trabalho do que Ana Paula e Mônica, que fizeram apenas uma partida. Alexandra e Mônica conseguiram duas vitórias importantes, derrotando Ana Richa e Cláudia por 15/8 e as norte-americanas Hanley e Reno por 15/10, na maior supresa da rodada.
O Torneio Qualificatório reúne 26 duplas de 12 países e apontará as 8 últimas equipes para a chave principal, cujas disputas começam quinta-feira. Das oito duplas brasileiras do qualifying, apenas três passarão para a fase seguinte. A etapa distribui R$ 150 mil. Adriana Behar e Shelda são consideradas as favoritas ao título.