São Paulo - Palmeiras e Santos iniciam neste domingo (31) a decisão do título do Campeonato Paulista. O confronto será no estádio da Vila Belmiro, às 18 horas. O campeão será conhecido no dia 7 de abril, no Allianz Parque. O Santos chegou à final após eliminar o RB Bragantino por 3 a 1 na quarta-feira. Na quinta-feira (28), o Palmeiras bateu o Novorizontino por 1 a 0, com um gol do iluminado Endrick, de 17 anos, e que em breve vai defender o novo clube, o Real Madrid.

O Palmeiras busca o tricampeonato seguida da competição. Já o Santos não conquista o Paulista desde 2016 quando faturou o bicampeonato - foi campeão em 2015 justamente em cima do Palmeiras. Nas dez vezes em que ambos estiveram envolvidos em decisões do título do Paulistão, o Peixe tem ampla vantagem: são sete triunfos contra apenas três do Palmeiras.

Santos e Palmeiras fizeram as duas melhores campanhas do Paulistão. Por ter tido o melhor desempenho da competição, o Verdão mandará o duelo decisivo em seus domínios.

Caso os haja dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols, o título será decidido na cobrança de pênaltis no Allianz Parque no próximo domingo.

ONDE ASSISITIR

O espectador terá cinco opções para assistir aos jogos de ida e de volta da final do Campeonato Paulista: Record TV (TV aberta), TNT (TV fechada), CazéTV (YouTube), Max e Paulistão Play (streaming).

PALMEIRAS

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, falou sobre o dilema que terá que lidar para escalar o time do Palmeiras nos próximos jogos: as finais do Paulistão contra o Santos neste domingo (31), e a estreia na Copa Libertadores, no meio da semana que vem, contra o San Lorenzo.

"O Santos tem a vantagem de não ter competição no meio da semana, isso é uma vantagem muito, muito grande. Temos um jogo de Libertadores, mais uma vez, no meio da semana. Felizmente a viagem é perto, e vamos ver como se preparar para essa final com o jogo da Libertadores no meio. Devemos pensar no quadro competitivo. De longe, acabar com o Paulistão porque é uma competição extremamente forte, os finalistas têm sido diferentes. Temos que reduzir quadros competitivos para poder chegar frescos não só na Libertadores, mas como também o Brasileirão. É preciso reduzir quatro jogos nos estaduais, e quem está à frente tem que tomar essas decisões. Se queremos finais bem disputadas, e com igualdade para os dois, vamos ter que fazer ajustes, mas vamos, claro, continuar a competir porque o Paulistão é um estadual extremamente competitivo. O Corinthians não passou de fase, o São Paulo foi eliminado pelo Novorizontino. O importante é que, mais uma vez, estamos em uma decisão", disse Abel Ferreira em coletiva de imprensa após a vitória sobre o Novorizontino.

O Palmeiras terá a estreia da Libertadores no meio dos jogos da decisão do Paulistão. O Alviverde encara o Santos no domingo (31), na Vila Belmiro, pelo 1º jogo da final do Paulista, viaja à Argentina para pegar o San Lorenzo na quarta-feira (3), e no próximo domingo (7) tem o jogo de volta contra o Peixe.

Palmeiras viveu a mesma situação no ano passado, e poupou o time todo na estreia da Libertadores. O Alviverde estreou na competição contra o Bolívar em La Paz, no meio dos jogos da final do Paulistão contra o Água Santa, e acabou derrotado por 3 a 1. A equipe que jogou aquele confronto tinha: Marcelo Lomba; Mayke, Naves, Luan e Vanderlan; Fabinho, Jaílson e Artur; Garcia, Breno Lopes e Flaco López.

A derrota se justificou, já que o Alviverde acabou como campeão do Paulistão e ainda se classificou em primeiro de seu grupo na Libertadores. O Palmeiras foi derrotado pelo Água Santa por 2 a 1 na ida, mas goleou por 4 a 0 na volta no Allianz Parque e ficou com o título. Já na Liberta acabou vencendo seus cinco jogos restantes e acabou com a melhor campanha da fase de grupos.

Endrick e Raphael Veiga têm grandes possibilidades de serembaixas contra o San Lorenzo. O técnico português reconheceu que ambos foram substituídos por sentirem incômodos, mas disse que o clube tentará recuperá-los para esses jogos decisivos.

"Estávamos com medo que ele [Endrick] pudesse levar a pancada na coxa, mas é o risco. Deve demorar mais tempo para se recuperar, mas vamos usar todos nossos recursos para recuperar os dois [Raphael Veiga também]."

Palmeiras poupou time titular antes da Supercopa do Brasil e venceu o RB Bragantino, em Bragança Paulista. Abel optou por preservar seus jogadores antes do jogo contra o Tricolor, e conseguiu uma vitória por 1 a 0, fora de casa - mostrando a força do elenco que tem em mãos.

SANTOS

O Santos buscou opções de estádios para enviar a final do Paulistão na capital, mas viu São Paulo e Corinthians recusarem.

O Santos definiu a Vila Belmiro como palco da final do Campeonato Paulista. A diretoria estudou algumas situações, mas optou por usar o fator casa em uma decisão.

O presidente Marcelo Teixeira buscou um acordo para utilizar novamente o MorumBis ou Neo Química Arena, mas viu os times recusarem. Mesmo tendo ótima relação com Julio Casares e Augusto Melo, o Peixe esbarrou na pressão política e da torcida para que cedessem o estádio rival.

Ter quebrado o recorde de público do São Paulo e Corinthians também foi um empecilho para fechar acordo. O Santos levou mais de 50 mil torcedores no Morumbis contra o São Bernardo, enquanto na Neo Química Arena, foram 44.804 espectadores contra o RB Bragantino.

Com a falta de opção na capital, o Peixe definiu que seria a Vila Belmiro o palco da decisão. Foi levado em consideração os gastos reduzidos, força em casa e, consequentemente, agradar elenco - que tem preferência por jogar na Baixada Santista.

Foi cogitado levar a partida para Barueri, mas a limitação de 17 mil pessoas fez o Santos descartar. Além de arcar com as despesas de aluguel e demais custos, a diretoria levou em consideração a força da Vila e a arrecadação liquida.

PROVÁVEIS TIMES

Santos

João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho, Guilherme e Furch. Treinador: Fábio Carille

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Raphael Veiga, Aníbal Moreno, Zé Rafael e Richard Rios; Endrick e Flaco López. Treinador: Abel Ferreira

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza

Arbitro Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse

Arbitro Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa

Quarto Arbitro: Lucas Canetto Bellote

Quinto Arbitro: Daniel Paulo Ziolli

Analista de Campo: Luiz Vanderlei Martinucho

VAR: Daiane Muniz dos Santos

AVAR1: Jose Claudio Rocha Filho

AVAR2: Adriano de Assis Miranda

Observador VAR: Marcelo Rogério

Quality Manager: Bernardo Campos Martins

Analista de Video: Antonio Rogério Batista do Prado

Estádio : Vila Belmiro, em Santos (SP)

Horário: 18 horas

Onde assistir: Record, Max, Paulistão Play e CazéTV