Com 28 pontos, seleção carimba, praticamente, o passaporte para o Mundial; último treino foi realizado no Estádio Centenário
Com 28 pontos, seleção carimba, praticamente, o passaporte para o Mundial; último treino foi realizado no Estádio Centenário | Foto: Pedro Martins/MoWaPress



Montevidéu - Na temporada passada, o Brasil superou a desconfiança da torcida pelo mau começo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Além disso, passou por outros testes, como superar o Equador na altitude de Quito e vencer a Argentina no Mineirão. Nesta quinta-feira (23), às 20 horas, o time do técnico Tite já faz as contas para se classificar ao Mundial, porém terá pela frente outro obstáculo, desta vez com grau de dificuldade maior: o Uruguai, em Montevidéu. O adversário é vice-líder e dono da melhor campanha como mandante da competição.

Em seis jogos no Centenário pelas Eliminatórias, o Uruguai ganhou todos e fez 12 gols. O estádio mais uma vez estará lotado (42 mil ingressos já foram vendidos) para ajudar a equipe a manter a longa invencibilidade em casa. São 25 partidas sem perder, entre compromissos oficiais e amistosos. A última derrota foi em 2009, ao amargar 1 a 0 para a Argentina durante a disputa por vaga no Mundial de 2010. Para completar, estará em campo o artilheiro das Eliminatórias, Cavani, com oito gols.

O teor de dificuldade diante do vice-líder e dono de grande campanha como mandante aumenta para a seleção brasileira por causa da ansiedade natural de se chegar ao objetivo. Nas cinco edições anteriores de Eliminatórias disputadas no formato atual, quem se classificou para a Copa de forma direta, sem repescagem, atingiu aproveitamento de 53%, o que equivale a 28 pontos, um a mais da soma obtida pelo time de Tite. A situação do Brasil é tão confortável a seis rodadas do fim do torneio porque nos seis jogos anteriores foram só vitórias - 18 pontos.

Mesmo com essas condições, a seleção não consegue se garantir matematicamente na Rússia nesta rodada. A vaga pode ser confirmada na terça, contra o Paraguai, apenas se outros resultados das Eliminatórias colaborarem, como tropeços nessas duas rodadas de Argentina e Colômbia, por exemplo.

Ainda assim, encontrar o Uruguai também é a chance de abrir vantagem para o vice-líder. A diferença é de quatro pontos (27 contra 23), condição que possibilita manter a ponta mesmo em caso de derrota ou considerar o empate um bom resultado. Alguns jogadores ressaltaram o quanto não perder em Montevidéu nesta quinta será valioso para somar, talvez, o ponto que falte para chegar à Rússia.

Tite comandou nesta quarta o último trabalho da equipe, no fim da tarde, já no Estádio Centenário. O treino confirmou a entrada de Roberto Firmino no ataque na vaga de Gabriel Jesus, machucado. O Uruguai também não vai contar com seu principal atacante. Luis Suárez, suspenso por dois cartões amarelos.

Em Montevidéu

URUGUAI - Martin Silva; Maximiliano Pereira, Diego Godín, Sebastián Coates e José María Giménez; Arévalo Ríos, Álvaro González, Carlos Sánchez e Cristian Rodríguez; Edinson Cavani e Diego Rolán. Técnico: Oscar Tabárez

BRASIL - Allison; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro; Philippe Coutinho, Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Firmino. Técnico: Tite

ÁRBITRO - Patricio Loustau (Argentina)

HORÁRIO - 20 horas

LOCAL - Estádio Centenário