Imagem ilustrativa da imagem Sebrae transforma competição em programa para startups
| Foto: Gina Mardones
"Nosso trabalho hoje envolve 85 mil profissionais e 35 mil clientes em vários países. Hoje, somos a maior startup de design gráfico para concorrência criativa da América Latina", comemora Pedro de Assis




Começou como uma competição, um reality show com startups de todo o País, e se transformou num programa permanente de desenvolvimento de negócios empreendedores. Lançado há nove meses, o Sebrae Like a Boss se tornou uma metodologia de fortalecimento do ecossistema de startups que deve potencializar um movimento no qual o norte paranaense já se destaca.
A nona edição da Campus Party, maior evento de tecnologia e internet do País, realizado em janeiro de 2016, teve como novidade o Like a Boss 1 Up, uma grande competição promovida pelo Sebrae para escolher as maiores startups do Brasil. "Elas se inscreviam numa plataforma e depois apresentavam seus negócios na Campus Party", conta o consultor de startups do Sebrae em Londrina, Fabrício Bianchi.
Depois do evento, essa plataforma se tornou uma vitrine nacional permanente, onde startups de todo o País se cadastram e se apresentam com um vídeo de um minuto. "Com essa plataforma, elas têm a chance de se mostrar, se tornar conhecidas", explica o consultor.
Mas o Like a Boss é mais do que um banco de dados, porque ele permite a interação do Sebrae com as startups cadastradas e, consequentemente, com o mercado. "Ele se tornou uma estratégia de relacionamento, através da qual, nós levamos a proposta de pré-aceleração, para deixar a startup pronta para uma aceleradora ou uma incubadora, mais madura para conversar com investidores", afirma o consultor.
O coordenador nacional de startups do Sebrae, Márcio Brito, ressalta que o Like a Boss não é um espaço de concorrência, mas de inovação. "Nós colocamos a startup dentro de um ecossistema para complementar e potencializar nosso atendimento."

STARTUP DAY
Na última quinta-feira, o Sebrae Like a Boss foi um dos assuntos discutidos no Startup Day, evento realizado pelo Sebrae simultaneamente em 48 cidades, dentre elas Londrina. Com o objetivo de fomentar o ecossistema inovador brasileiro, o evento reuniu empreendedores e representantes de startups para troca de experiências.
O fortalezense Pedro Renan Siqueira de Assis esteve no Startup Day como convidado, já que a startup de design gráfico fundada por ele se tornou um exemplo bem-sucedido. A empresa dele trabalha com concorrência criativa, fazendo a ponte entre profissionais autônomos que prestam serviço de design gráfico e empresas que precisam desses serviços. "Nosso trabalho hoje envolve 85 mil profissionais e 35 mil clientes em vários países. Hoje, somos a maior startup de design gráfico para concorrência criativa da América Latina", conta. O segredo, segundo ele, não tem nada de surpreendente. "É dedicação, foco, trabalho muito duro e resiliência."

DEMANDA REPRIMIDA
Iniciativas como o Like a Boss e o Startup Day servem para estimular potenciais empreendedores, já que, segundo Bianchi, existe uma demanda reprimida na região. "Nós começamos a ter atendimento específico para startups há apenas um ano e nove meses. Nesse período, tivemos uma evolução de 20 projetos atendidos para 228, um crescimento de 1.040%. Dessas 228, 55 já estão formalizadas, algumas até exportando", conta Bianchi.
O desempenho da região, segundo ele, se destaca do restante do Estado. "O Norte do Paraná é onde o Sebrae tem mais startups. São 228 de um total de 704 no Estado, ou seja, 32,38%." A razão, alega o consultor, foi o foco estratégico do Sebrae Londrina. "Nós adotamos a estratégia de não mirar só em universidade, como ocorre em muitos lugares. Miramos em um mix: universidades, empresas e colaboradores. As universidades têm alunos fantásticos com ideias fascinantes, mas que quase sempre não conhecem o mercado. Por mais que eles queiram, não têm bagagem", argumenta o consultor.