Imagem ilustrativa da imagem Projeto paranaense fica em segundo lugar em competição nacional
| Foto: Divulgação
Equipe paranaense premiada desenvolveu um sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas



Dos mais de 2 mil projetos inscritos na Telit Cup Brasil deste ano, apenas dez chegaram à final e dentre eles mais um era paranaense. O SysPark, sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas, ficou com a segunda colocação na competição. Criado por Tatiana Stoski, Felipe Gabardo e Eduardo Domingues, também alunos da UTFPR, a ferramenta possibilita identificar vagas livres através de um aplicativo no celular.
O projeto propõe a instalação de câmeras que permitam o controle simultâneo das vagas nas vias públicas, inclusive as preferenciais de idosos e deficientes. As informações captadas pelas câmeras são enviadas para uma central, que indica aos usuários do aplicativo onde há vagas livres, já traçando a rota até ela através de um GPS.
Eduardo Gabardo explica que a solução foi inspirada em um sistema já utilizado por alguns supermercados e shoppings, em que o controle de vagas no estacionamento é feito através de câmeras. "Nesse sistema, eles precisam de uma câmera para cada duas ou quatro vagas. O nosso projeto prevê a utilização de câmeras de monitoramento de vias, com maior alcance, que poderiam controlar as vagas de até quatro quadras", compara o estudante.
"Fizemos estudos que mostraram que grande parte do tráfego em algumas regiões das cidades é de motoristas procurando por vagas. Com esse sistema de monitoramento, seria possível diminuir o trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes", explica o professor orientador do projeto, Daniel Rossato de Oliveira. (J.G)