Enquanto a JICA está com inscrições abertas para bolsistas nikkeis, o programa MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia) é direcionado para brasileiros. A nacionalidade brasileira, aliás, é um dos requisitos, além de saúde física e o interesse de se aprofundar na cultura japonesa.

"O conhecimento da língua vai depender da modalidade e área de interesse", diz a assessora executiva do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Akemi Ferreira. Ela explica que há seis modalidades de bolsa: pesquisa, graduação, técnica, profissionalizante, treinamento para professores e cultura e língua japonesa.

De acordo com ela, a maior demanda é para os cursos de pós-graduação, isto é, de pesquisa, com duração mínima de 1 ano e meio. O processo seletivo nessa modalidade terá início no mês que vem. "E os estudantes não precisam necessariamente, estarem vinculados a uma universidade", afirma.

O Consulado do Japão em Curitiba não divulga números detalhados, mas a assessora informa que há um aumento considerável na procura pelas bolsas. Segundo Akemi, em 2011 foram 28 inscritos, mas em 2017 o total já chega a 149. "No Estado, a Região Norte ocupa o terceiro lugar em procura e Londrina sempre tem ao menos um representante", cita.

O programa disponibiliza passagem de ida e volta e bolsa mensal durante o período do curso. Os valores podem variar entre ¥117 a ¥145 mil ienes. Podem participar pessoas com formação no Ensino Superior (Bacharelado ou Licenciatura) ou que irão se formar no ano da inscrição, e até 35 anos incompletos.

Mais informações sobre as bolsas MEXT podem ser obtidas no site ou pelo telefone: (41) 3322-4919.