Igor Bomtempo comemora a abertura de mais duas lojas da mesma franquia de marketing digital em Londrina e Maringá; ele abriu a primeira unidade há apenas um ano e meio, em Curitiba
Igor Bomtempo comemora a abertura de mais duas lojas da mesma franquia de marketing digital em Londrina e Maringá; ele abriu a primeira unidade há apenas um ano e meio, em Curitiba | Foto: Arquivo Pessoal



Nem sempre quem quer abrir num negócio próprio através de uma franquia tem muito capital para investir. A boa notícia é que há um enorme rol de microfranquias que exigem investimentos a partir R$ 3 mil. Segundo o Guia de Franquias 2016/2017 da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a franquia mais barata no Brasil é da escola de idiomas College Personal English, que funciona em sistema home-based e exige um capital inicial total de R$ 2.930.
Também aparece no guia como uma das mais baratas a Elefante Verde, franquia de marketing digital que exige entre R$ 20 mil e R$ 25 mil de capital inicial e atraiu Igor Bomtempo. Depois de oito meses pesquisando, ele deixou o emprego em uma multinacional para ter o próprio negócio. "Eu percebi o potencial do serviço, que é focado no micro e pequeno empreendedor. Essas pessoas, quase sempre, já tiveram experiências ruins na contratação desse tipo de serviço. Então, havia espaço no mercado", explica o empresário.
E deu tão certo que, um ano e meio depois de abrir a primeira unidade, em Curitiba, Bomtempo já tem mais duas lojas da mesma franquia, em Londrina e Maringá. "A crise atrasou um pouco meus planos e a franquia ainda não me dá o retorno financeiro que eu esperava. Mas, ainda assim, valeu a pena", garante. (J.G.)