Quando o engenheiro eletricista Heitor Henrique F. Arns, de 26 anos, se juntou aos amigos de profissão, David Krepsky Silva, de 25, e Ricardo Kobayashi, de 23, uma nova forma de pensar em automação residencial surgiu.
Isso porque eles sempre alimentaram a ideia de inovar e empreender em um produto e serviço voltado à tecnologia. O ponto de partida foi procurar a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel).
Desde o ano passado, eles dedicam cerca de quatro horas diárias na empresa Akenge, que possivelmente estará no mercado a partir do ano que vem, oferecendo automação residencial com produtos de sensoriamento.
Por exemplo, a casa poderá ter funcionalidades a partir de sensores e não necessariamente sob o comando dos moradores. "Nossa ideia é inovadora porque parte do sensor para a atuação. A tomada de decisões é feita pela casa e não pelo usuário. No Brasil, desconheço uma casa assim, mas já é realidade nos Estados Unidos", comenta Arns.
Para dar um exemplo, ele diz que o sensor poderá captar a chuva e, automaticamente, fechar a janela. Segundo Arns, a equipe buscou uma consultoria do Sebrae para levantamento de capital, mas para os processos de desenvolvimento, aplicaram o design thinking.
"A partir dessa ferramenta, percebemos uma aceleração no processo. Fomos direto ao ponto. Ao invés de ficar levantando dados estatísticos, passamos a envolver várias pessoas, com diferentes perspectivas", conta.
Os empreendedores foram a campo, conversaram com consumidores que já possuem uma casa automatizada, além de profissionais de áreas, como TI e design. "O design thinking é uma herança da antropologia, com essa forma de pesquisar, conversar com pessoas, ir a campo", afirma.
Atualmente, o trio está na fase final de prototipagem de alguns produtos. Eles estão fazendo simulações e em breve vão partir para a montagem. "Acabamos de receber algumas placas e vamos montá-las com componentes eletrônicos. Os cases que estão em prototipagem e vêm sendo desenvolvidos por uma empresa de design, vão ser impressos em 3D. Esperamos começar logo a etapa de testes", explica. (M.O.)