As advogadas Fernanda Vaz e Rafaella Mercedes atuam como mediadoras em Londrina e querem se especializar em processos empresariais e familiares
As advogadas Fernanda Vaz e Rafaella Mercedes atuam como mediadoras em Londrina e querem se especializar em processos empresariais e familiares | Foto: Roberto Custódio



As advogadas Fernanda Carolina Vaz e Rafaella Mercedes, da Vaz Advogados, em Londrina, atuam como mediadoras desde o início do ano e querem se especializar em processos empresariais e familiares.

Elas observam uma demanda crescente pelo serviço, mas acreditam que é preciso ser melhor disseminado. "Falta as pessoas conhecerem esse trabalho. O mediador é um facilitador. É o olhar de um terceiro para que ambas as partes saiam ganhando", conta Fernanda, lembrando que para isso existem inúmeras técnicas.

A dupla tem atuação extrajudicial e, por isso, fala da importância de ter um ambiente propício. "A ideia é que esse espaço não lembre o litígio, aquela sala de justiça. Tem que ser acolhedor, aconchegante", completa Rafaella.

Fernanda faz questão de ressaltar que o trabalho de mediação não exclui a atuação do advogado. "Nós até indicamos que eles participem, mesmo não sendo uma obrigação no âmbito extrajudicial. A figura do advogado é necessária para dar apoio técnico ao cliente", aponta. (M.O.)