A prática da efetividade gerencial
"Ouça primeiro. Fale por último." Esta lição é um legado de grandes sábios. Mas gosto de pensar nisso como uma regra de grande aplicabilidade na vida corporativa deixada por Nelson Mandela .

Uma das premissas de liderança do líder sul-africano consistia em: "Lidere, mas fique na retaguarda. Deixe que os outros acreditem que estão na liderança". E ele mesmo explicou sua ideia: "Um tocador de gado conduz a manada de trás. Isto é a sabedoria da liderança. O papel de um líder não é dizer aos outros o que devem fazer, mas formar um consenso".

Em reuniões, Mandela deixava que todas as pessoas falassem. Só depois abria a boca para resumir calmamente as boas ideias apresentadas e, de modo sutil e delicado, incluía seu ponto de vista em relação ao tema assim como mostrava o caminho que gostaria de ver trilhado.

E seu ensinamento final era: "Convença as pessoas a agir, mas faça-as acreditar que a ideia foi delas".

Um gerente eficaz em tudo será diferente dos demais. Sua personalidade é diferente. Suas forças, fraquezas, valores e crenças também o são. O que tem em comum a todos os outros é que ele faz as coisas certas acontecerem – dentro da ética e da legalidade.

Ouvir primeiro para falar depois – com bom senso, consistência e consenso – é a grande lição rumo à efetividade.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina