Muitos funcionários são assim. Nem todos!
Não se confunda. Quando o funcionário quer aumento de salário, ele diz que está sem motivação

Quando o funcionário quer que o chefe não questione falhas em seu desempenho, diz que está sem motivação.

Quando o funcionário quer que seu superior não descubra lacunas de qualidade nos deveres junto ao cliente, ele diz que está sem motivação.

Quando o funcionário é incompetente, mas tem vergonha de admitir que detesta treinamentos, ele diz que está sem motivação.

Definitivamente é preciso que se saiba: não há como motivar alguém de verdade por meios externos – inclui-se aí: dinheiro, benefícios, piadas, palestras de palhaços motivadores etc.

As pessoas só se motivam de dentro para fora, do interior para o exterior, e só quando permitem ou desejam que isso aconteça. Quando elas não querem, nem um sinal nos Céus o fará.

Antes recorrer ao velho e fracassado método da tentativa e erro, convém lembrar o funcionário de que ele tem um contrato de trabalho com a sua empresa. E ele deve ser cumprido à risca por ambas as partes. Exija isso! Pague-o devidamente e dê-lhe treinamentos que esclareçam "o que" deve desempenhar, "como" e o padrão de qualidade que é exigido.

Não permita sentimentalismo nessa relação e jamais dê coisas a ele esperando gratidão. O ser humano não é naturalmente grato. Além disso, doações frequentes tendem a se tornar "direito adquirido".

Falta de motivação, na maior parte das vezes, é desculpa ou malandragem de gente que não é séria. É como diz o velho ditado: "Quando o fulano não sabe dançar, diz que a banda é desafinada ou que o chão está torto".

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina