Uma pedra no meio do caminho

História que ouvi do meu mestre e mentor:
Um rei bem-humorado e sábio colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada, e ficou escondido enquanto observava como as pessoas reagiriam a isso.
Por ali passaram mercadores, cavaleiros e nobres em suas carruagens. Eles, simplesmente, rodeavam a pedra enquanto praguejavam o rei, acusando-o de má administração das estradas do reino.
Depois de um tempo, chega um camponês com sua carga de verduras e cereais. Ao se aproximar da rocha, põe de lado sua pequena carreta, e com esforço e muito suor consegue mover a pedra, afastando-a à beira do caminho.
Então ele volta, pega sua carga, e nota que, embaixo de onde estava a pedra há uma bolsa. Abre e vê moedas de ouro e uma carta assinada pelo rei, dizendo: "Este dinheiro é uma recompensa para a pessoa que remover o obstáculo que foi propositalmente posto sobre esta estrada. Faça bom proveito dele!"
Moral da história: Existe uma recompensa reservada para cada esforço que se faz com dedicação e boa vontade. Como aconteceu àquele agricultor, que teve atitude e, sem que esperasse, encontrou a bolsa que premiou sua iniciativa desinteressada, assim também acontece com todos os que agem frente às circunstâncias da vida.
Todos os demais passantes por aquele local tiveram igual chance. Porém, optaram pela comodidade de dar a volta e de reclamar ou maldizer o rei. Enfrentar o problema de frente? Só o verdureiro o fez.
Qualquer obstáculo esconde uma oportunidade. Isso não é mais uma bobagem dos livros de autoajuda. É a vida. Procurar e descobrir estas chances só depende de esforço, foco e persistência.
Quem a isso busca e assim age, não retornará de mãos vazias.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina