Imagem ilustrativa da imagem Tarifa da Sanepar vai ficar 5,77% mais cara em maio
| Foto: iStock


O Conselho Diretor da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) homologou um reajuste de 5,77% na tarifa da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Com a medida, tomada após a realização da Audiência Pública para a 1ª fase da 2ª RTP (Revisão Tarifária Periódica), em 31 de março, a tarifa preliminar custará R$ 5,66/m³. O reajuste será aplicado nos 346 municípios atendidas pela companhia paranaense e já poderá entrar em vigor na tarifa do mês de maio.

De acordo com a Agepar, o reajuste aprovado em 5,77% prevê a manutenção da compensação do saldo da conta gráfica em quatro anos, ante a possibilidade de compensação apenas no primeiro ano do ciclo tarifário. Caso o segundo cenário fosse adotado, o reajuste seria de 6,48%. No entanto, por conta do atual cenário de crise devido à pandemia da Covid-19, a primeira opção era a mais viável, apontou o relatório da Coordenadoria de Energia e Saneamento. "O pagamento em quatro anos permite um menor impacto de curto prazo no orçamento das famílias e empresas", ressaltou o relatório.

Os debates sobre a revisão da tarifa foram realizados em janeiro e fevereiro deste ano e representam a primeira etapa deste processo, que ocorre a cada quatro anos. Em 2017, a Agepar aprovou um reajuste para compensar o período entre 2005 e 2010, período em a tarifa ficou congelada. Neste caso, o reajuste aprovado foi de 25,63%. No entanto, também ficou definido que este acréscimo no valor seria embutido na tarifa da água de forma escalonada até 2024.