Curitiba - As revendas de motos registraram queda nas vendas neste ano em função do cenário econômico. Marcelo Cavalcanti, diretor geral da Motonda (revenda da Honda em Curitiba), disse que o setor tem sido um reflexo do que acontece com a economia de uma maneira geral. Segundo ele, o aumento das restrições dos bancos para aprovar crédito, a redução da oferta de dinheiro no mercado e o endividamento das famílias são os principais motivos que têm contribuído para a diminuição das vendas.
Segundo ele, a saída que a loja tem encontrado é oferecer consórcio para os clientes. Cavalcanti revela que o volume de consórcios aumentou 20% neste ano em relação a 2013. Também comentou que o setor foi afetado negativamente com a Copa do Mundo e com as eleições. Ele destacou que o mercado nacional de motos teve uma queda de 5,26% nas vendas de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2013 e a Motonda acompanhou a mesma tendência nacional.
Ele disse que agora a expectativa é que as vendas comecem a aumentar um pouco com a primavera e o verão e acredita que, em 2015, será necessário oferecer promoções para atrair os clientes.
Na concessionária de motos Ecosul (Honda), em Curitiba, as vendas tiveram queda de 10% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. O diretor da loja Reinaldo Bertini também acredita que a maior rigidez dos bancos para conceder crédito prejudicou o setor.
A Ecosul também está utilizando como alternativa o sistema de consórcio. No entanto, ele observou que antes as vendas mais expressivas aconteciam através do crédito direto ao consumidor (CDC), ou seja, através das linhas de financiamento.
Para 2015, ele espera uma retomada das vendas do setor. No momento, disse que os consumidores estão se preparando para dar um valor de entrada maior até para facilitar a aprovação de crédito pelos bancos. Neste ano, ele contou que a saída encontrada pela loja foi incrementar o setor de peças e o serviço de pós-venda.