A Sercomtel já tem data para encerrar sua oferta de serviços de TV por assinatura, a SMTV, em Maringá: dia 22 de dezembro. O desligamento das operações neste segmento tem como motivo a liberação da faixa de frequência de 2,5 GHz para o 4G, faixa que a Sercomtel e outras empresas utilizavam para ofertar serviço de TV com a tecnologia MMDS (Multichannel Multipoint Distribution Service). A afirmação é do presidente da Sercomtel, Christian Schneider. A desocupação da faixa de frequência foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Conforme Schneider, a decisão também levou em conta que o MMDS é uma tecnologia já "em desuso em todo o mundo". Hoje, as tecnologias DTH (Direct To Home) e IPTV (Internet Protocol Television) são mais utilizadas. Além disso, o desligamento da operação faz parte do projeto de reestruturação da empresa, afirmou o presidente. De acordo com ele, no ano passado, a SMTV rendeu prejuízo na casa de R$ 1 milhão à Sercomtel.
Schneider afirma que todos os assinantes foram avisados por meio de carta com mais de um mês de antecedência. Mas desde o início deste ano, a empresa já vinha fazendo o trabalho de cancelamento das assinaturas. Até o mês passado, ainda restavam cerca de 700 clientes na SMTV.
A Sercomtel deve retomar a operação de TV por assinatura utilizando tecnologias mais avançadas como DTH ou IPTV, declarou Schneider. A expectativa é que o serviço volte a ser oferecido a partir do segundo semestre do ano que vem, desta vez em todo o Estado. A tecnologia a ser utilizada ainda será definida. "Já temos vários projetos piloto." A SMTV deve permanecer aberta, mesmo que inoperante, ainda por cerca de três meses para que todos os trâmites do seu encerramento sejam concluídos.