C3 2016/17: motor 1.2 de três cilindros com 90 cavalos de potência
C3 2016/17: motor 1.2 de três cilindros com 90 cavalos de potência | Foto: Fotos: Saulo Ohara
Central de mídia: adicional que faz a diferença
Central de mídia: adicional que faz a diferença



Ele se tornou "queridinho" pelas ruas do País, e não é de hoje. O C3, sem dúvida, é um carro que caiu no gosto dos brasileiros, principalmente os que prezam por um belo visual e economia de combustível. Na versão 2016/17 - lançada há cerca de quatro meses - são essas duas características que permanecem ditando as vendas deste veículo de origem francesa, fabricado pelo Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro.
A reportagem da FOLHA fez um test drive durante o último final de semana da versão Puretech Tendance, com câmbio manual de cinco marchas e adicional de central multimídia. Sem grandes mudanças na carroceria, a aposta da marca nesta temporada fica no motor 1.2 de três cilindros com 90 cavalos de potência. A versão anterior tinha motor 1.5 e 93 cavalos. A estratégia da empresa foi melhorar ainda mais a eficiência no consumo de combustível e, claro, manter a mesma força do carro. Sem dúvida, acertou.
O novo motor respondeu bem as pisadas no acelerador pelas ruas da Londrina, mesmo com o ar-condicionado ligado o tempo inteiro. O modelo vai de 0 a 100 quilômetros por hora (km/h) em 13,3 segundos e de 60 a 100 km/h em 10,8 segundos. O tanque abastecido com álcool apontou, na central multimídia, um consumo de 9,9 quilômetros por litro (km/l). Na gasolina, a promessa é de 14 km/l. Já na estrada, o rendimento salta para 12 km/l e 17 km/l, respectivamente. Tudo dependendo, claro, da forma de dirigir do condutor.
No painel do carro, as informações continuam básicas, mas de bom tamanho. Há um adicional no computador de bordo: o sistema que avisa o melhor momento para a troca de marchas, o que aumenta a economia de combustível caso o motorista siga com rigor as trocas apresentadas na tela. Outra mudança importante é que não há mais o reservatório (tanquinho) de partida a frio.
Já a central multimídia é vendida como opcional e possui tela de sete polegadas com "touch screen" e espelhamento por CarPlay e Mirror Link. Ela cumpre seu papel, com funções ligadas ao ajustes de rádio (que também acontece num comando satélite ao volante), conexão de celulares (agenda, ligações, etc), e principalmente, as informações bem detalhadas relacionadas à autonomia do veículo. Abaixo da central, estão os botões de controle do ar-condicionado, que possui cinco pontos de saída (também direcionado no porta luvas), desembaçador de vidros e volume do rádio.
Em relação ao espaço para o motorista, não há como negar: os assentos dianteiros são confortáveis. A condução é relativamente esportiva devido a altura do veículo e, com a resposta rápida do motor, tudo se torna prazeroso no comando do C3. O ponto negativo fica no assento traseiro: o espaço é pequeno e uma pessoa de 1,78 metro, por exemplo, já encosta a cabeça no teto do veículo. Já o porta malas, de 300 litros, é justo em relação ao porte do veículo. Nesta nova temporada, sem dúvida, o C3 mantém seu posto de "queridinho". Vale a pena testar.

Imagem ilustrativa da imagem Queridinho e econômico