Brasília - Termina no dia 19 o prazo para a entrega de propostas de técnicos e produtores que queiram oferecer propriedades como unidades demonstrativas no projeto Rural Sustentável. Os contemplados vão receber apoio técnico e financeiro para manutenção de tecnologias agropecuárias com baixa emissão de carbono e restauração de florestas.
As propriedades devem estar localizadas em 70 municípios do Rio Grande do Sul, Paraná, de Minas Gerais, Mato Grosso, da Bahia, do Pará e de Rondônia. Cada unidade demonstrativa poderá receber até R$ 20 mil.
Para participar, os interessados devem estar classificados como unidade de produção familiar rural; população tradicional; assentados da reforma agrária; pessoa física ou jurídica representante do público beneficiado como associações e cooperativas; ou ter posse legal da propriedade com até 15 módulos fiscais como proprietário, locatário, inquilino, parceiro ou franqueado do Plano Nacional de Reforma Agrária.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BI), Embaixada Britânica e Banco do Brasil.
As tecnologias apoiadas pelo projeto são sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, incluindo sistemas agroflorestais; plantio de florestas comerciais; manejo florestal sustentável de nativas e recuperação de áreas degradadas com florestas ou pastagens. As tecnologias apoiadas, para serem consideradas elegíveis pelo projeto, deverão ser implantadas em áreas degradadas.