A multinacional francesa LDC (Louis Dreyfus Company) anunciou a compra de 100% dos ativos da Companhia Cacique de Café Solúvel. O acordo vinculativo foi assinado na última terça-feira (26) e, segundo a empresa estrangeira, a aquisição está alinhada com a estratégia adotada no sentido de diversificar os fluxos de receita por meio de linhas de produtos de valor agregado.

A LDC já atua no mercado de café solúvel e com a compra da empresa londrinense a intenção é acelerar a expansão dos negócios desse tipo de produto, iniciada recentemente no Vietnã com a operação de café solúvel liofilizado da joint venture iLD Coffee Vietnam. O objetivo é posicionar a companhia francesa entre os maiores produtores de café solúvel do mundo, segundo destacou o CEO da LDC, Michael Gelchie, em nota encaminhada pela assessoria de imprensa.

“Esta aquisição expandirá ainda mais os negócios da LDC no Brasil, onde o grupo atua há mais de 80 anos, complementando nossas operações de comercialização de café verde existentes no país”, disse o head global de Café da LDC, Bem Clarkson. “Com seu profundo conhecimento do mercado e sua marca reconhecida no setor, o perfil altamente complementar da Cacique fortalecerá e consolidará as atividades de café solúvel da LDC.

Imagem ilustrativa da imagem Multinacional francesa compra Companhia Cacique
| Foto: Arquivo Folha

Fundada em 1959 por Horácio Sabino Coimbra, a Cacique tornou-se um marco na história de Londrina e a responsável por criar nos londrinenses uma memória olfativa. Há 65 anos, quem chega ou parte da cidade pela BR-369, no sentido oeste, é recebido ou se despede com o aroma inconfundível do café, produto de grande relevância na construção e desenvolvimento do Norte do Paraná.

Nas mais de seis décadas de atividade, a Cacique consolidou-se como um dos principais players do comércio internacional de café solúvel, sendo a maior exportadora desse tipo de café do Brasil, abastecendo o mercado interno e exportando para mais de 70 países. “Temos a satisfação de anunciar este acordo com a LDC, cujo alcance global e extensa expertise na comercialização de café certamente beneficiarão nossa rede de produtores e clientes, garantindo um crescimento contínuo nos próximos anos. Estamos confiantes de que nossos funcionários se beneficiarão desse novo capítulo da Cacique, cujas histórias e cultura serão preservadas, bem como a visão de nosso fundador, sr. Horácio Coimbra, e seus sucessores”, afirmaram Cesario Coimbra, João Paulo Coimbra e Horácio Coimbra Neto.

O valor da transação não foi revelado e o acordo ainda está sujeito a aprovações regulatórias e às condições habituais de fechamento.