As vendas de caminhões em outubro fecharam no azul, segundo levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição Veículos Automotores), com um crescimento de 11,29% em relação a setembro. Mas, no acumulado do ano, o setor ainda apresenta resultados negativos (-3,97%).
Apesar do desempenho do ano ainda estar no vermelho, a perspectiva do mercado para o próximo ano é de incremento. Algo entre 20% a 22%. A categoria dos extrapesados deve puxar esse desempenho positivo. Hoje, o segmento representa em torno de 41% do mercado total de caminhões.
Líder em vendas com 27,89% da participação de mercado geral em outubro, a Mercedez-Bens aposta na categoria de extrapesados para crescer. A marca pretende ampliar a sua participação em 30%. Em setembro, a montadora alcançou participação de 23% no número de emplacamentos da categoria.
O Paraná terá um papel importante neste incremento. E a concessionária da marca, a Ingá Veículos, está investindo no Estado. O grupo inaugura, nesta sexta-feira, uma nova loja na Rodovia PR-445, em Cambé. "A Mercedes-Benz tem a meta de ampliar a nossa participação em 30% neste segmento no mercado nacional e a participação do Paraná para atingir a cota nacional seria de 10%", afirmou Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz.
O otimismo da Mercedes-Benz se deve ao bom desempenho dos novos modelos das linhas Accelo e Actros. "Estamos com dois produtos bem respeitados e que nos dão condições de brigar de igual para igual", ressaltou Carvalho. A empresa investirá R$ 2,4 bilhões na modernização das fábricas de caminhões e ônibus nos próximos cinco anos.
A nova referência para os empréstimos do BNDES, a TLP (Taxa de Longo Prazo), que passa a valer em janeiro e vem substituir a TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo), não deve trazer grandes impactos para o financiamento de caminhões, na avaliação de Carvalho.
Segundo ele, o mercado está melhorando a liberação de crédito, em função da queda da inadimplência, e a matriz de financiamento mudou. Hoje, o Finame (do BNDES) é responsável por 55% do crédito. O restante vem de fontes privadas.

REDE
Nesta sexta-feira, a concessionária da marca, que antes ficava em Londrina, passa a funcionar em Cambé, num terreno de 96 mil metros quadrados, com 9.100 metros quadrados de área construída.
A estrutura se destaca pelo aumento da capacidade de prestação de serviços, permitindo o acesso de bitrens, rodotrens e treminhões em 23 vagas na oficina mecânica. "É uma área preparada para atender o crescimento do setor nos próximos 20 anos", disse Alberto Giaretta, diretor comercial do Grupo Ingá Veículos.
O grupo projeta um crescimento em torno de 20% nas vendas em 2018, tanto no Paraná como na região de Londrina, em todos os segmentos. Mas a grande aposta é na categoria de extrapesados. Dentro do grupo, os extrapesados devem saltar de 13% para 22% na participação das vendas.
"A região de Londrina é muito forte no agronegócio e o produto que estávamos vendendo é o que o cliente está procurando (referindo-se a linha Actros). A nossa projeção é até um pouco acima de 20%, principalmente no segmento extrapesado", afirmou Giaretta.
No novo espaço, a concessionária se alia à Recapadora Michelin e oferece novos serviços de pneus e recapeamento.