A 62ª edição da ExpoLondrina (Exposição Agropecuária de Londrina) está oficialmente aberta. A solenidade de abertura ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (5), com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, do governador Ratinho Junior e demais autoridades. A SRP (Sociedade Rural do Paraná), organizadora do evento, espera superar R$ 1,2 bilhão em negócios e 470 mil visitantes até o próximo dia 14, contando a programação técnica, vendas, entretenimento e shows.

Durante a abertura da feira, Fávaro anunciou que, no mês que vem, o Paraná deverá receber reconhecimento do governo do Chile da qualidade de carnes suína e bovina produzidas no Estado. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja ao país vizinho e, no retorno, deve trazer o atestado de sanidade dos rebanhos paranaenses, o que, na prática, significará a abertura de portas de novos mercados consumidores.

O anúncio ocorre três anos após o Paraná manter seu rebanho livre da febre aftosa sem vacinação. Fávaro também ressaltou o trabalho realizado pela sua gestão à frente da pasta nos 15 meses do atual governo federal. Ele destacou a ampliação das relações comerciais, com a abertura de 104 novos mercados e a inclusão de 49 países com os quais o Brasil estabeleceu transações comerciais no setor do agronegócio.

O ministro reforçou ainda a habilitação de novas plantas frigoríficas para países do Oriente Médio, da Ásia e outros continentes, o que foi comemorado pelo governador. “A autorregulação vai ajudar os frigoríficos paranaenses, especialmente de frango, de peixe e de carne suína, vai aumentar a nossa produção”, disse Ratinho Junior, que vê nesta medida a oportunidade de abertura de novos empregos e oportunidades ao Paraná.