Sensível às expectativas que podem ser alteradas e influenciar o resultado da safra, o mercado vem ensaiando uma reação nos preços dos grãos de verão desde o mês passado. Segundo o Deral, os preços da soja, milho e feijão estavam em queda no mercado, em função da recomposição dos estoques mundiais e maior oferta de grãos. "No último mês, foi possível identificar uma leve reação nos preços, que pode ser também reflexo com as incertezas do clima", acredita o chefe da conjuntura agropecuária do Deral, Marcelo Garrido.
No período de outubro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano passado, a soja apresenta uma queda de 14% e o trigo 40%. O feijão preto caiu 32% e o feijão de cor registrou queda de 41% no preço. O milho registra uma leve alta, de 3%.
Já no mês de outubro de 2014 em relação a setembro, o preço da soja reagiu 3,2%, o do milho 0,1%. O feijão preto subiu 1,2% e o feijão de cor 29,2%. O trigo, por estar em período de colheita e aumento da oferta, mantém um recuo de 2,9% nos preços.
Para a técnica Juliana Yagushi, as incertezas climáticas em várias regiões e o aumento do câmbio favorecem a reação na formação de preços de culturas como soja e milho.