Entre as cidade do Estado, a criação das novas empresas no primeiro quadrimestre do ano acabou seguindo o tamanho de cada uma delas, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Curitiba registrou 6,6 mil novos empreendimentos (8 no ranking nacional), seguida de Londrina (1.818), Maringá (1.529) e Cascavel (1.249).
Se em números absolutos Maringá fica na terceira colocação, quando avaliado perante ao número de habitantes que possui, a cidade lidera o ranking. Foi criada no período na Cidade Canção uma empresa para cada 233 habitantes, enquanto Curitiba registrou uma empresa para cada 264 habitantes e Londrina uma empresa para cada 281 habitantes.
De forma geral, o coordenador de políticas públicas do Sebrae, César Rissete, comenta que as quatro cidades que lideram o ranking paranaense são consideradas polos microrregionais e que ''isto não é comum em muitos estados''. Para ele, existem alguns elementos que apontam o Paraná como um bom território para investimentos de novas empresas. ''Nós temos uma legislação de ICMS muito eficiente para novas empresas. O Estado também possui boa infraestrutura, mercado consumidor dinâmico e muitas universidades estaduais no interior, o que faz com que os investimentos não fiquem concentrados em Curitiba'', conclui. (V.L.)