Londrina não apresentou números expressivos na pesquisa de geração de empregos publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última quinta-feira (20). Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município ficou em nono lugar no ranking geral das cidades com mais de 30 mil habitantes em todo o Paraná, com saldo de 326 novos empregos durante o mês de agosto, representando pouco mais de 4% do total.
Do interior, ela ocupa a oitava posição, atrás de Maringá (525), Foz do Iguaçu (478), São José dos Pinhais (466), Paranavaí (408), Apucarana (347) Ponta Grossa (331) e Toledo (330).

O Secretário Municipal de Trabalho Emprego e Renda, Rodrigo Carlo Sottile, contesta os números e declara que eles precisam ser encarados de forma positiva. "No mês de julho tivemos 8.877 admissões e no mês de agosto 9.825, ou seja, quase mil empregos a mais. Estamos sempre aumentando, acho que isso é importante para o desenvolvimento da cidade, pois reflete em tudo, beneficia o mercado e o comércio", argumenta.

A metodologia da pesquisa utiliza o número de admissões subtraído pela quantidade de demissões, resultando no saldo de novos postos de empregos do mês. Segundo dados do CAGED, o saldo de julho foi de 819 e o de agosto, 326.

O setor que mais contribuiu para a criação de empregos foi o de serviços, apresentando saldo positivo de 367. Na segunda posição, aparece a construção civil, com 171. Em contrapartida, a indústria de transformação acusou negativa de 348, com 1478 admissões contra 1826 desligamentos.

De acordo com Sottile, o número significativo de demissões neste setor se deve ao fechamento da Diplomata, abatedouro de aves que teve sua sede desligada no começo do mês passado devido à crise no mercado da carne. "Existe uma crise nacional, não é uma questão isolada em Londrina", justifica.

No Paraná
Ainda de acordo com o relatório do Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná apresentou o melhor desempenho da Região Sul. Foram criados 8091 empregos com carteira assinada em todo o Estado, um crescimento de 0,31% comparado ao mês de julho.

Destaque para o setor de serviços e comércio, os dois maiores responsáveis pelo bom resultado, com 3857 e 2375 novas contratações, respectivamente.