O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) descartou ontem uma revisão na planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda no seu mandato, que termina dia 31 de dezembro. A medida foi defendida na edição de ontem da FOLHA pelo controlador da Câmara Municipal, Wagner Vicente Alves, como uma forma de ajudar a solucionar a crise por que passam as finanças municipais.
"Não está na nossa agenda (a mudança). Este é um momento de dificuldade, não estamos arrecadando o que gostaríamos, mas também, para a população, está difícil. Quero terminar o meu mandato sem fazer a alteração", disse. A planta do IPTU não é revisada desde 2001. É apenas corrigida pela inflação.
Em 2014, Kireeff apresentou um projeto de lei para fazer a revisão, mas ele enfrentou forte rejeição da comunidade. E foi retirado de pauta do Legislativo. "Os imóveis tiveram uma valorização desde 2001. A gente terá que fazer (a revisão) em um determinado momento, mas no momento em que a população suportar", disse. Com a decisão do prefeito, a cidade continuará com a planta desatualizada até, pelo menos, 2017. A mudança só entra em vigor no ano seguinte a sua aprovação. (Diego Prazeres/Reportagem Local)