Quem precisa de atendimento diretamente no prédio da Prefeitura de Londrina para resolver demandas do IPTU 2024, parcelamentos de débitos municipais e outras, poderá comparecer neste sábado (10) a mais um plantão na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. O funcionamento será das 9h às 15h, no saguão principal do prédio da Prefeitura (avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico), e os interessados devem agendar um horário previamente no sistema eletrônico on-line.

Ao acessar o portal, o usuário deve informar o número do seu CPF e escolher entre as opções “Protocolo Processo Plantão – 10/02” – que abarca qualquer demanda, exceto parcelamentos – ou “Parcelamento Plantão – 10/02”, exclusiva para essa finalidade. Outra forma de agendamento para o público é via telefone, pelo número (43) 3372-4424 (WhatsApp) da SMF.

As vagas são limitadas, com 216 abertas para essa oportunidade, das quais mais da metade já foram preenchidas. Nesse período de início de ano, a procura pelos atendimentos fica naturalmente mais intensa, devido aos primeiros prazos de vencimento do IPTU 2024, entre janeiro e fevereiro, e dos boletos para dívidas parceladas, conforme salientou o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez. “O próximo vencimento do IPTU 2024, no 2º lote dos carnês, será no dia 15 de fevereiro. É válido lembrar aos contribuintes que apenas os pagamentos feitos à vista, e dentro do prazo, dão direito ao desconto no valor total do IPTU, que vai de 10% a 15%”, ressaltou Perez.

A diretora de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, Wanda Kono, informou que essa edição do plantão tem como foco principal orientar sobre o IPTU 2024 para facilitar o acesso à 2ª via de carnês, solucionar dúvidas quanto ao pagamento, entre outras questões. “Mas também serão atendidas outras demandas como a emissão de guias para o parcelamento de dívidas em geral, inscritas em dívida ativa, sejam elas de IPTU de outros anos, ISS, ITBI, taxas e multas, com vencimento neste exercício financeiro, bem como pedidos de isenção. É uma forma de facilitar o acesso aos serviços para quem não está conseguindo usar a internet, tem dificuldades nos procedimentos ou não pode comparecer presencialmente na sede da Prefeitura entre segunda e sexta-feira. Essa ação sempre acaba ajudando muitas pessoas”, contextualizou ela.

Com vencimento para o dia 15 de fevereiro, o Lote 2 do IPTU 2024 concede descontos variáveis de 10% a 15% para aqueles que quiserem pagar à vista e o fizerem, exclusivamente, dentro do prazo estabelecido. O benefício concedido aos contribuintes integra o programa de descontos progressivos do IPTU, pelo qual o abatimento do valor do imposto é ampliado em 1% a cada ano, podendo chegar até, no máximo, em 15%. “Sempre procuramos deixar claro que, se a pessoa deixar de fazer o pagamento dentro do prazo de vencimento, acaba perdendo o desconto adquirido nos anos anteriores, retrocedendo à margem mínima de direito”, lembrou Kono.(N.Com)