Setores da construção civil e eletrometalmecânica apostam que 2017 será um "divisor de águas" após recessão econômica
Setores da construção civil e eletrometalmecânica apostam que 2017 será um "divisor de águas" após recessão econômica



Workshop interativo, intercâmbio técnico e comercial, mostra de produtos, equipamentos e serviços, mesa redonda e palestras compõem a programação do "Fórum EletroMetalCon 2017 – Tecnologias Aplicadas nas Indústrias Eletrometalmecânica e Construção Civil", que será realizado entre esta terça-feira (9) e 11 de maio no Senai em Londrina. O evento deve reunir empresários, industriais, comerciantes, engenheiros, arquitetos, técnicos, pesquisadores, docentes, acadêmicos e público em geral.

A abertura será a partir das 19 horas com a apresentação da banda "Cluster Sisters", seguida de uma mesa redonda sobre "Políticas Públicas para as Indústrias de Londrina – Gestão 2017/2020", que contará com a participação do prefeito Marcelo Belinati (PP). No segundo dia, estão programadas palestras sobre "Ar Comprimido – Características e Correto Tratamento", com o engenheiro eletricista José Roberto Cavicchioli; "Fomento Paraná – Oportunidade de Investimentos", conduzida pelo diretor de mercado da Fomento Paraná, Luiz Renato Oliveira Jorge Hauly; e "Conflitos de Gerações no Ambiente Empresarial", ministrada pelo consultor empresarial Rodrigo Saporiti.

A programação do terceiro e último dia inclui uma palestra sobre "Eficiência Energética: o papel de supressores de surtos na indústria", com o engenheiro Paulo Fernando Mesquieri; outra com o tema "Novos Mercados, Estratégias e Competitividade para o Setor da Construção Civil", com o diretor do Sinduscon Norte do PR, Olavo Batista Junior; e a última sobre "Implementação da Lean Construction na Construção Civil", que será ministrada pela doutora em Engenharia Civil Fernanda Saffaro. Durante os três dias, empresas do setor vão apresentar, demonstrar e comercializar novos produtos, equipamentos e serviços.

Polo
As indústrias metalmecânica e da construção civil são muito fortes no Paraná, lembra o presidente do Sinduscon Norte do PR, Rodrigo Zacaria. Segundo ele, 2017 será "um divisor de águas" para ambos os setores após o período difícil enfrentado pela crise econômica. "Londrina é polo de mão de obra em engenharia e temos que dar respaldo para os jovens que vão entrar para o mercado de trabalho", argumenta.

Para Zacaria, a mesa redonda sobre políticas públicas para a indústria de Londrina é um dos destaques da programação. "Precisamos repensar o papel da administração pública na atividade produtiva. Temos visto empresas migrarem para cidades periféricas por conta do excesso de burocracia", aponta. Na avaliação do presidente do Sinduscon Norte PR, o poder público deve fomentar e incentivar o empreendedorismo e não apenas se limitar em ser um fiscalizador. "Hoje, as legislações competem entre si e o empreendedor se vê preso numa arapuca jurídica", completa.

Conhecimento
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal Londrina), Valter Orsi, diz que o fórum representa uma oportunidade para troca de conhecimento e experiências, além do contato com novidades do mercado e inovações tecnológicas. "O setor da construção civil precisa se automatizar para ganhar produtividade e o segmento metalmecânico é um grande parceiro nesse sentido", avalia.

Orsi destaca o concurso de projetos inovadores como um dos pontos altos do evento. Três projetos selecionados entre 48 inscritos vão expor suas invenções durante a feira e serão premiados no baile da indústria, em 19 de maio. "Universidades de várias partes do Brasil participaram. A premiação incentiva que os trabalhos de conclusão de curso tenham aplicabilidade na indústria e façam a diferença no setor produtivo", diz. Este ano, os finalistas trarão para Londrina um interruptor programável automático individual; um sistema de solda automatizada; e a proposta de utilização de valas de infiltração para absorver água de chuva.
O Fórum EletroMetalCon é realizado pelo Sindimetal Londrina e Sinduscon Norte do Paraná, com o apoio do Senai e Sesi, patrocínio da Fomento Paraná e Fiep. O evento tem como entidades parceiras a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), o Hotel Golden Blue, o Londrina Convention Bureau e o Sebrae. O 9º Prêmio EletroMetalCon também conta com o apoio da Sercomtel. As palestras da programação técnica do Fórum são abertas ao público e a participação é gratuita, mas é necessário confirmar presença pelo site do evento. A programação completa está disponível no site.

SERVIÇO
Quando - De 9 e 11 de maio de 2017, das 18h às 22h30
Onde - Senai Londrina, Rua Belém, nº 844
Ingressos - Entrada Gratuita