A Fomento Paraná e o BRDE, componentes do Sistema Paranaense de Fomento, participaram nesta semana, em Londrina, no Norte do Estado, do primeiro encontro do Fórum Debate, ciclo de eventos promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que congrega bancos de desenvolvimento e agências de fomento de todo o País.

O ciclo de eventos do fórum conta com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF) e será realizado nas cinco regiões ao longo do ano para debater desenvolvimento sustentável.

Foram debatidos os seguintes temas em dois painéis: “Desafios do crédito agrícola para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira” e “Financiamento à inovação na agricultura brasileira: novas tecnologias para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável”.

A deputada federal Luisa Cansiani, presidente da FPSNF, disse que o objetivo é ajudar o Sistema Nacional de Fomento. “Pudemos reunir no ano passado as assinaturas e fazer o lançamento da frente e agora começamos a trabalhar com muito afinco pra garantirmos um ambiente legislativo favorável ao Sistema Nacional de Fomento”, disse.

Celso Pansera, presidente da ABDE, afirmou que o fórum começa com chave de ouro. “Acho que fizemos um bom evento, o que demonstra que a ABDE de fato tá num caminho correto ao apostar no fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento como um braço fundamental para a virada de chave na economia brasileira com palavras como sustentabilidade e inovação”, afirmou. Ele também é presidente da Finep.

“O Paraná e Londrina são espaços vocacionados à produção agropecuária. Ficamos muito honrados e felizes em receber esse primeiro Fórum de Desenvolvimento para discutir, principalmente, a sustentabilidade do agro, as novas tecnologias e até que ponto as linhas de financiamento podem encontrar um campo mais sustentável”, afirmou o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. “Saímos daqui com algumas questões encaminhadas ao Sistema Nacional de Financiamento, especialmente junto ao BNDES e a Finep e esperamos que os pleitos possam ser atendidos”.

Para o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, o evento foi uma grande oportunidade para debater temas relevantes para a prática diária da entrega de crédito. “No Paraná temos um diálogo permanente entre Fomento, BRDE e Invest Paraná, no Sistema Paranaense de Fomento. E hoje ampliamos neste fórum, com outros atores saímos com resultados”, afirmou.

Para ele, há grande expectativa para aumentar o volume de recursos disponíveis para o crédito rural no País. “A grande expectativa é poder captar recursos externos para destinar ao agro, que é um propulsor de desenvolvimento no Sul do Brasil e principalmente no Paraná. Mas faltam mecanismos inovadores de proteção cambial, para equilíbrio da moeda estrangeira, pois os recursos disponíveis são mais baratos do que o que hoje é oferecido no Plano Safra”, completou.

O fórum contou ainda com a celebração de vários contratos de financiamento envolvendo os associados Finep, Fomento Paraná, BRDE, Cresol.

ACORDO

A Fomento Paraná assinou durante o evento um contrato com a empresa Publis Informática e Sistemas, também de Londrina, representada pela empresária Patrícia Ikeda Vecchia. O crédito da linha Fomento Inova Juro Zero, foi intermediado pela Associação Comercial de Londrina, com garantia ofertada da Sociedade Garantidora Garanticoop. Os recursos serão aplicados para viabilizar um projeto de desenvolvimento de software da empresa.(Agência Estadual de Notícias)