Um dos grãos mais consumidos no mundo, o trigo está presente na vida de todos, seja naquele pãozinho do café da manhã até na ração que alimenta animais. Com toda essa importância, o Sinditrigo-PR (Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná) está promovendo um evento para debater as novidades do mercado, com foco na busca pela qualidade e rentabilidade da produção do grão. O Workshop Moatrigo será realizado no dia 20 de março, em Curitiba.

Em visita à FOLHA, Paloma Venturelli, vice-presidente do Sinditrigo-PR e CEO do Moinho Globo, de Sertanópolis, explica que o Moatrigo já está em sua terceira edição presencial com o objetivo de desenvolver a indústria moageira do Paraná e do Brasil, focando na profissionalização de todos os colaboradores e na utilização de novas tecnologias disponíveis no mercado.

Nas palestras e encontros serão abordados temas como a cadeia produtiva do trigo. “O Moatrigo foi idealizado para trazer capacitação e conteúdo para que as empresas estejam atualizadas para buscar rentabilidade, crescimento, desenvolvimento e o destaque no mercado”, ressalta.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Ela afirma que o evento é voltado para a indústria do trigo, cerealistas, cooperativas e fornecedores, de forma que o Moatrigo serve como uma local de networking. “Ali [vamos] tratar de temas relevantes para o setor e entender quais são as dores, os desafios e as oportunidades”, aponta.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link www.moatrigo.com. A expectativa é reunir mais de 300 pessoas no evento, que vai ser realizado no auditório da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba.

O painel de abertura do evento vai ser conduzido pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), que vai tratar das tendências e das demandas dessa indústria, que é um dos principais mercados do trigo.

O próximo painel vai falar sobre a inovação e o lançamento de novos produtos. “Embora a farinha de trigo seja um produto base, ela [indústria] tem como buscar a diversificação, tem como se atualizar e atender novos mercados”, ressalta, complementando que a chave para isso é o “como fazer”.

Maior parque moageiro

Presidente do Sinditrigo-PR e CEO do Moinho Arapongas, Daniel Kümmel ressalta que o Paraná é lar do maior parque moageiro de todo o Brasil, com 60 moinhos que são responsáveis por 30% de toda a moagem que é feita no país. “A gente tem toda a cadeia produtiva do trigo completa, desde o produtor rural plantando o trigo, entregando aos moinhos e os moinhos entregando boa parte da farinha para o Paraná e o restante para outros estados”, explica, complementando que a maioria do trigo que passa pelos moinhos paranaenses é produzido aqui.

O presidente reforça que o trigo sofre com chuvas ou secas fortes no momento do plantio, o que levou a uma queda na qualidade e na produção do grão em 2023 e, com isso, a falta do cereal até a próxima safra. Por conta da chuva e de doenças decorrentes da imunidade, a produção do trigo teve uma redução entre 20% a 30% no ano passado. Segundo Kümmel, a falta do grão leva os moinhos a comprarem do mercado externo, o que acaba encarecendo o preço final dos produtos.

Para este ano, Kümmel reforça que a tendência é que haja uma queda no plantio do grão, já que o preço da tonelada do trigo saiu de cerca de R$ 2 mil para menos de R$ 1.300. “A gente percebe que neste ano o produtor está ainda mais preocupado sobre o que ele vai plantar. Agora em abril ele começa a decidir se vai plantar trigo, milho, aveia, então a nossa expectativa é de que fique um pouco abaixo do ano passado”, afirma, complementando que, em média, são moídas 3,8 milhões de toneladas todos os anos.