O mercado brasileiro de franquias está em forte expansão, com alta de 13,8% em 2023 e faturamento de R$ 240 bilhões. Nesse universo, Londrina ocupa o primeiro lugar, segundo ranking nacional feito pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no ano passado. A cidade teve a maior variação entre as listadas, com crescimento de 15,7% e receita de R$ 1,4 bilhão.

Os resultados positivos do setor de franquias local vêm atraindo a atenção do mercado e fez com que a ABF escolhesse Londrina para sediar, nesta quarta (10) e quinta-feiras (11), o Encontro de Associados da Regional Sul. A proposta era reunir empresários consolidados no mercado e outros que estão iniciando no franchising para trocar conhecimento e experiências. “É uma troca muito rica de informações, esse benchmarking, esse networking entre os empreendedores. Todos saem muito beneficiados”, destacou o diretor regional da ABF no Sul, André Belz.

Londrina tem hoje mais de mil unidades de franquias em operação e franqueadoras de grande destaque, como a The Best Açaí, a maior rede de lojas de açaí do país. A empresa tinha expectativa de encerrar 2023 com 300 lojas, mas essa marca foi atingida já em agosto. Um novo objetivo foi traçado, de chegar até 500 lojas até 31 de dezembro, e três dias antes, foi inaugurada a unidade de número 506. O faturamento somou R$ 400 milhões. Para este ano, a expectativa do grupo é faturar R$ 777 milhões.

“O que vende franquia é a loja vendendo muito bem. Se não tiver loja que fatura além da média, os franqueados não vão ter interesse em comprar franquia”, afirmou um dos sócios do Grupo The Best, Sérgio Kendy. “Em 2022, tínhamos faturamento médio de R$ 85 mil por loja. Isso era quase o dobro do mercado de sorvetes. Ano passado, aumentou a média para R$ 95 mil. Hoje, a média de faturamento é de R$ 103 mil.”

Fundada há 21 anos em Igrejinha (RS), a marca de calçados e bolsas Jorge Bischoff ingressou há mais de 15 anos no franchising e conta com 124 unidades no país. “A área do franchising nos possibilitou crescer. Nós não teríamos como expandir se não tivesse um franqueado local em cada cidade”, disse a diretora de Expansão, Adriane Lopes dos Santos. A marca, que registrou crescimento de 10% no primeiro trimestre, planeja alta total de 20% em 2024, com faturamento de R$ 260 milhões.