Seis empresas da região Norte do Paraná foram premiadas no Programa Selo de Turismo do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR. Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia de interesse turístico receberam 121 selos do programa que atesta que os empreendimentos estão em conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos pelas entidades promotoras do Programa.

Duas empresas se destacaram por atingirem 100% de conformidade: Bússola Eventos, de Maringá; e Dell Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu. A TNT Agroimersão, de Londrina, levou o troféu nas categorias a Agências de Turismo Receptivo.

Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia receberam 121 selos
Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia receberam 121 selos | Foto: Divulgação

Por Região Turística, os primeiros lugares foram para: Hotel Planalto Ponta Grossa (Campos Gerais), Del Rey Quality Hotel (Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu), Bússola Eventos (Corredores das Águas), Tonello Business Hotel (Ecoaventuras, Histórias e Sabores), Hotel Cabana Suíça (Litoral), TNT Agroimersão (Norte do Paraná), Vinícola Família Fardo (Rotas do Pinhão), Virá Charme Resort (Terra dos Pinheirais).

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, enfatizou a importância dos empresários que receberam o selo. “Temos que celebrar o trabalho dos empresários do turismo na conquista do Selo e a dedicação de todos, desde o processo de diagnóstico até a promoção de acesso a mercados”, disse.

Segundo ele, indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná.

O vice-governador Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, pontuou o esforço que o governo está disposto a fazer para melhorar o turismo e o potencial turístico da região. “Do montante que o governo do Paraná vai investir em mídia, 35% serão dedicados ao turismo. Temos que trabalhar muito para vender nosso Estado, primeiro para os paranaenses e depois para o país afora. Precisamos mostrar que podemos receber tão bem quanto os melhores destinos do mundo”, avaliou.

A presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Jilcy Rink, enalteceu a importância do Selo como uma evolução para o turismo paranaense.