Curitiba - A indústria paranaense está seguindo o ritmo nacional e empregou 0,3% a mais em outubro em relação a setembro. Esse foi o segundo mês consecutivo de alta. O setor que mais contribuiu para esse desempenho foi o de máquinas e equipamentos, que aumentou em 2,3% o nível de emprego, impulsionada pela produção de máquinas agrícolas.
Em relação a outubro de 2001, a expansão do emprego industrial atingiu 2,3%. No acumulado do ano, o nível de emprego ainda é negativo em 0,3%, mas o resultado dos últimos meses aponta para melhora no setor, segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, ontem, esses dados.
De acordo com a economista do departamento de conjuntura do IBGE, Isabella Nunes Pereira, o emprego demora um pouco para responder ao aumento de produção, que foi de 6,4% no Paraná em outubro. ''O índice de emprego está acompanhando essa melhora, mas não responde imediatamente, só mais para frente'', afirmou. A indústria que puxou o nível de emprego para baixo foi o de refino de petróleo (-15,6%), porque o Sul do País entrou em período de entressafra da cana-de-açúcar.
Para Isabella, é possível ver a retomada do crescimento industrial pelo aumento de horas pagas, que mede a intensidade do trabalho. No Paraná, a alta foi de 1,8% em relação a setembro e de 0,2% entre janeiro e outubro. ''Como as contratações e demissões envolvem custos, a intensidade do trabalho mostra mais imediatamente a situação da indústria'', explicou. Os rendimentos pagos ao trabalhador cresceram 0,3% em outubro e 3,6% em relação a outubro de 2001, mas continuam em queda no acumulado do ano (-0,7%).
No Brasil, o emprego industrial teve aumento de 0,4% no mês e foi percebido em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE e em 13 dos 18 setores avaliados. também pela segunda vez consecutiva. Frente a outubro de 2001, a redução foi de apenas 0,1%. O acumulado do ano ficou em -1,2%. ''Na comparação com o mesmo mês do ano passado ainda há queda, mas ela é a menos acentuada de todo o ano'', observou Isabella.
As horas pagas aumentaram 1,9% em relação a setembro, mas no acumulado do ano ainda tem retração de 1,6%. Para Isabella, o aumento de 0,2% em relação a outubro de 2001 aponta para uma melhora dos indicadores. Em outubro, a folha de pagamento real do setor industrial no País apresentou uma leve expansão (0,1%) na comparação com o mês anterior. Nas outras comparações, houve redução: -0,5% em relação a outubro de 2001 e -2,1% no acumulado do ano.