Para incentivar o pagamento do IPTU à vista, a Prefeitura de Londrina estendeu o desconto atual de 10% para até 15%. O aumento será gradual e vai funcionar da seguinte forma: todos os contribuintes que pagarem à vista neste ano, terão direito a 11% de desconto em 2019. Em 2020, tendo continuado a fazer o pagamento à vista, o desconto passa a 12% e, assim, sucessivamente, até o limite de 15%.

Mas, caso fique inadimplente em um ano, a pessoa perde o benefício e volta a pagar o imposto com os 10% de desconto iniciais. O desconto progressivo faz parte do Programa Bom Pagador, instituído pela Lei Municipal 12.627 de 18 de dezembro de 2017.

Já a partir deste ano, a prefeitura também passará a distribuir prêmios mensais aos contribuintes que estiverem com os pagamentos do IPTU em dia. No total, serão distribuídos R$ 500 mil em prêmios ao longo do ano àqueles que pagarem o IPTU à vista ou que estiverem com os pagamentos das parcelas do imposto sem atrasos, seja do exercício vigente ou de anteriores.

Os primeiros prêmios sorteados serão dois carros Fiat Mobi zero km, no valor de R$ 39,5 mil cada, em fevereiro. Cada contribuinte receberá quatro números da sorte nos boletos do IPTU de cada mês para concorrer aos prêmios. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal. "O contribuinte vai concorrer aos prêmios todos os meses, desde que em dia com a prefeitura", destaca o secretário de Fazenda, Edson de Souza
Não podem receber prêmios os londrinenses que forem proprietários de bens com débitos de IPTU, inscritos ou não em dívida ativa, ou que tiverem pendências judiciais relativas a anos anteriores.