"Prospecção de vendas por telefone e pós-venda" é o tema do curso que a consultora empresarial Fafita Lopes Perpétuo, da Foco Consultoria e Treinamento dará nos dias 15 e 16 de agosto no Espaço Mutiplique. A prospecção, segndo a consultora, é o momento em que começa o relacionamento da empresa com o cliente, é o namoro, que tem que ser desenvolvido até que o interessado efetue a compra. "Depois é importante cuidar desse ‘casamento’. E o contato via telefone é um meio muito interessante para manter essa ligação", reforça.
Segundo ela, entre os pontos que serão abordados com os participantes estão como captar novos clientes, como fazer a abordagem por telefone, o código de ética para fazer o contato por telefone, como usar o WhatsApp para vender e como vender mais para o mesmo cliente.
Fafita pontua que existem muitas formas de se contatar um cliente atualmente, mas que o telefone ainda é uma ferramenta fundamental. O uso de meios eletrônicos, como e-mail e redes sociais, acrescenta ela, são muito válidos para ‘alimentar’ o relacionamento com o consumidor, mas a empresa precisa avaliar a familiaridade do seu público com esses canais e se a cultura da companhia também está alinhada nesse sentido. "Avaliados esses pontos, em especial para contatos de prospecção, o telefone é o ideal para os primeiros contatos e os meios eletrônicos são ferramentas complementares", avalia.
Sobre o uso do WhatsApp para se relacionar com o cliente, a consultora ressalta que é uma ferramenta complementar ao telefone. "É preciso evitar abordar um potencial cliente num primeiro contato pelo aplicativo de mensagens, pois pode parecer invasivo e o interessado pode facilmente não responder", alerta Fafita. A preocupação dela é que ao usar os meios eletrônicos para prospectar cliente sua empresa pode ser tranquilamente descartada. "Pelo telefone podemos pelo menos tentar argumentar. A voz é um importante instrumento de convencimento", destaca.