O Nissan Kicks acompanhou o desfile da tocha olímpica por todo o Brasil e ficou conhecido como o carro oficial dos Jogos Rio 2016. Após fila de espera na pré-venda, o SUV entrou no mercado para disputar forte no segmento com a fórmula segurança, conforto e economia, tripé bastante desejado pelos brasileiros. A FOLHA testou as características que prometem fazer do Kicks um forte competidor.

Imagem ilustrativa da imagem Começando por cima


De acordo com o gerente de vendas da concessionária Nicenter em Londrina, Fábio Paulino, o Kicks já tem boa aceitação. "Pelo pouco tempo que ele está na venda já impressionou muito, é um divisor de águas para a marca", afirma. As estimativas são positivas. Ainda que o modelo esteja disponível em apenas uma versão, por enquanto, o gerente acredita que o veículo disputa o topo de vendas do segmento, tendo como principais concorrentes o Honda HRV e o Jeep Renegade.

O SUV mostrou potencial. O motor de 1.6 litros biocombustível possui 114 cv e 15,5 kgfm de torque, unindo-se ao câmbio automático Xtronic CVT para entregar conforto e bom desempenho. Apesar do volume abaixo dos concorrentes (de 1.8 litros), o veículo apresentou bom desempenho e se garantiu nas subidas e retomadas. "A Nissan chama isso de mobilidade inteligente, que é um bom motor, com bom sistema de câmbio, um veículo mais leve e uma aerodinâmica toda projetada para quebrar o atrito do ar", informa o gerente.

A novidade é a câmera 360º. Como em um jogo de vídeo game, a tela se divide entre câmeras frontal, traseira e panorâmica, permitindo uma visão global
A novidade é a câmera 360º. Como em um jogo de vídeo game, a tela se divide entre câmeras frontal, traseira e panorâmica, permitindo uma visão global



Básico
Em controle e conforto, o Kicks não perde, nem ganha, mas faz o básico com eficiência. Apresenta firmeza nas curvas, trocas de marchas suaves e barulho do motor abafado na cabine, assim como os movimentos promovidos por terrenos desnivelados. O destaque está no botão Sport. Para os amantes da direção mais esportiva e agressiva, a ferramenta entrega o veículo à mão do condutor articulando mais giros no motor e resposta mais rápida.

O design transpassa a personalidade elegante e agressiva. A interna possui acabamento em couro de costura aparente disponível em três cores presente nos bancos, no painel, alça das portas e volante. Alguns detalhes sustentam o charme com itens cromados e black piano. Do lado de fora, desenho mais arrojado para trazer modernidade e estilo ameaçador com as rodas de liga leve de 17" e teto flutuante. São seis cores distribuídas em sólida, metálica e perolizada, que podem deixar o SUV um pouco mais caro – o queridinho é o Cinza Grafite com teto Sunset Orange.

A soma dos itens de segurança é um dos pontos mais fortes do Kicks: airbags laterais e de cortina, auxílio de partida, controle de tração e estabilidade. A novidade é a câmera 360º, acionada automaticamente na posição de ré ou por meio de um botão no painel. Fizemos o teste ao manobrar o carro em pequenos espaços e o processo ficou bem mais fácil. Como em um jogo de vídeo game, a tela se divide entre câmeras frontal, traseira e panorâmica, permitindo uma visão global ao captar o entorno do carro. Além de facilitar o estacionamento do veículo, garante maior segurança em paradas nos semáforos.

A interna possui acabamento em couro de costura aparente disponível em três cores presente nos bancos, no painel, alça das portas e volante
A interna possui acabamento em couro de costura aparente disponível em três cores presente nos bancos, no painel, alça das portas e volante



Falhas
São muitos itens que se complementam, porém, alguns fizeram falta. Apesar de o ar condicionado digital com variação de meio grau ser uma boa opção, ele não vem com duas zonas. A Nissan também pecou em não integrar piloto e freio de mão automáticos. Considerando que o Kicks é um carro de R$ 89.990,00, até mesmo o simples apoio de braço entre motorista e passageiro faz falta.
Em tecnologia, o SUV conta como painel multifuncional 3D em TFT de 7", que possui 12 funções e tem manuseio intuitivo, muito fácil de utilizar. A chave inteligente permite que o condutor entre no carro, ligue o motor e dirija sem tirar a chave do bolso. A tela multimídia, também de 7", vem com sistema de navegação e conexão via bluetooth ou USB para smartphones, podendo realizar e atender chamadas por meio da tela sensível ao toque ou por meio do menu no volante.
O equilíbrio entre os itens pesam mais positivamente que negativamente, cumprindo requisitos básicos com equipamentos não tão básicos assim. De acordo com Paulino, "é o custo-benefício que torna ele uma boa aquisição, pois soma os três itens que o brasileiro prioriza hoje: segurança, conforto e economia". Há quem espere as versões mais básicas, mas, mesmo com a única versão top da gama, o Nissan Kicks tem força para alcançar o primeiro lugar no podium.