O uso das "carteiras digitais" ganha cada dia mais força no País. A solução facilita e agiliza o processo de compra pelos consumidores, e resulta em uma conversão maior de venda aos lojistas. Esta semana, no Ciab Febraban, evento de tecnologia bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rede e SAP apresentaram a jornalistas a Rede Pay, a wallet digital da Rede – empresa de meios de pagamento eletrônicos do grupo Itaú Unibanco -, com o objetivo de aumentar a facilidade e a segurança das compras no e-commerce para os consumidores e, para o lojista, proporcionar uma maior conversão das vendas e diminuição de riscos de fraude.

A Rede Pay permite que o consumidor faça compras passando por apenas dois ou três passos, diz Frederico Alves Souza, diretor de produtos do Itaú. "Nossa expectativa é muito maior que o conceito que se vê nas wallets digitais - possibilitar uma compra rápida, o famoso 'one click buy', que vai evitar o cliente ter que preencher uma série de informações no site", diz o diretor.

"Quando olhamos para o que ele (o consumidor) tinha que passar, colocar endereço, uma série de dados pessoais, e para o que ele consegue fazer – em dois três 'steps' fazer uma compra -, isso é muito forte. O consumidor não vai precisar mais ficar andando com uma carteira e preencher uma infinidade de dados. Basta apertar um botão e comprar." Conforme explica o diretor, os cartões de crédito do consumidor já estarão cadastrados na ferramenta – que nesse primeiro momento está sendo utilizada pelos 40 maiores e-commerce do País - e então ele não precisará mais informar os dados do seus cartões a cada compra.

Para o lojista, a ferramenta ajuda a reduzir o "abandono do carrinho" e, ao mesmo tempo, oferece uma ferramenta de segurança antifraude proporcionada pela plataforma por trás da solução, a SAP Mobile Platform, explica Douglas Silva, vice presidente de Vendas de Serviços para a Indústria na América Latina. "A solução traz segurança nas transações financeiras, funcionalidades de transações financeiras já prontas e, com isso, acelera o lançamento de novos produtos para o cliente (o lojista)."

Nesse primeiro momento, a Rede conta com a utilização da Rede Pay por mais de 40 milhões de usuários dos cartões Itaucard. Por ser uma ferramenta "agnóstica", entretanto, a ideia é que usuários de outros cartões também possam utilizar a solução. Em breve, a expectativa é também levá-la para as vendas físicas e para os dispositivos móveis.