Com objetivo de ampliar a capacidade de recebimento da produção de café do estado de São Paulo, a Capal Cooperativa Agroindustrial, com matriz em Arapoti (Campos Gerais), acaba de adquirir três empresas de armazenamento no município de Piraju (SP). As três organizações, Piraju Armazéns Ltda, Pro Advanced Ltda e IBL Indústria Luso do Brasil Ltda, juntas detêm um armazém de 2,4 mil m², com capacidade para estocagem de 55 mil sacas de café, além de fábrica de ração e escritórios.

As negociações iniciaram no final de 2022 e, na semana passada, a Capal assumiu definitivamente as instalações. A estrutura é quase quatro vezes maior se comparada à unidade de Pinhalão, adquirida no ano de 2019, e que tem capacidade de armazenagem para 15 mil sacas de café. Com a nova aquisição, a Cooperativa conta agora com 21 unidades.

O investimento da Capal vai ao encontro do crescimento da produção de café no estado de São Paulo para melhor atender os produtores associados daquela região. As negociações também têm relação com o aumento da comercialização, seguindo o mesmo modelo do Paraná, com preços justos, transparência nas negociações, confiança e credibilidade.

“Com o aumento do volume de café comercializado em São Paulo, a Capal precisava de uma base no estado. As opções seriam construir uma estrutura, ou comprar algo já existente. A segunda opção tornou-se mais interessante pois, assim, foi possível atender aos cooperados de forma mais rápida”, destacou Adilson Roberto Fuga, presidente-executivo da Capal.

Segundo o presidente, hoje o movimento de venda de café em São Paulo já é maior do que no Paraná, o que justifica o investimento. De janeiro a outubro deste ano, 75% do café comercializado pela Capal foi em São Paulo, totalizando 300 mil sacas nos últimos dez meses.

Investimentos

A Capal segue forte nos investimentos com o foco em melhor atender aos seus associados. No ano passado, a Cooperativa investiu R$ 187.253 milhões em obras de ampliação e melhorias nas suas unidades, valor 203% superior aos investimentos em 2021, que totalizou R$ 61,7 milhões.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.