O fim de ano está chegando e, junto com ele, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores: a Black Friday. A campanha de descontos no varejo físico e on-line ocorre todos os anos no mês de novembro, e é uma boa oportunidade para micros e pequenas empresas (MPEs) do e-commerce venderem mais e se posicionarem no mercado.
"A Black Friday é a principal data de vendas para o e-commerce, até mais que o Natal", justifica Karen Sitta, coordenadora de Comércio Eletrônico do Sebrae Nacional. "A vantagem de participar de campanhas em datas como essa é se posicionar no mercado. Além de eliminar o estoque, divulgar a empresa e aumentar as vendas, a empresa pode usar a data como uma estratégia de fidelização de clientes."
Os números da Black Friday brasileira são atrativos. Na última campanha o faturamento das lojas virtuais na data chegou a R$ 1,5 bilhão, diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. Para este ano, a expectativa é superar os R$ 2 bilhões.
A participação dos pequenos negócios na data vem crescendo. A quantidade de MPEs na campanha Black Friday Legal - realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net)e que entrega um selo a empresas associadas ao Movimento e-MPE comprometidas com as boas práticas do e-commerce na data de descontos do varejo on-line - mais que dobra a cada ano.

Termo que surgiu nos Estados Unidos para nomear as vendas anuais, com vários descontos, que acontecem na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças

Em 2015, o número de participantes de pequeno porte chegou a 314, contra 84 médias ou grandes empresas

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional