Imagem ilustrativa da imagem Projeto de vida é guia para vida pessoal e profissional
| Foto: Divulgação Marista

O que você vai ser quando crescer? Essa é uma pergunta feita para crianças e jovens de todas as idades. A resposta pode vir fácil e certeira para alguns, mas para muitos pode ser uma fonte de ansiedade e incertezas com relação ao futuro, afinal como decidir com tão pouca idade?

Apesar de não ter as respostas certas, a orientadora pedagógica do Colégio Marista de Londrina, Andrea Henrique Franco Bertan, ajuda estudantes a fazer as perguntas corretas para que eles possam escolher os melhores caminhos. “Antes de tudo, focamos no autoconhecimento. Questionar o que o aluno gosta, no que ele é bom, quais são seus valores e como ele se percebe na comunidade é o início dessa jornada”, explica. Esse é um dos primeiros passos do Projeto de vida, trabalho realizado pelo Colégio Marista com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental até a 3a série do Ensino Médio.

Andrea explica que o processo é baseado em três pilares: pessoal; social; profissional. Eles se complementam e dão clareza para os questionamentos naturais dos estudantes e ajudam a orientar o futuro. O primeiro pilar foca no indivíduo e no autoconhecimento. Aqui são trabalhadas as percepções pessoais, emoções, origem, preferências, valores e anseios. No pilar social, o olhar se amplia para a coletividade, para a responsabilidade social, os valores em comunidade, empatia e percepção do outro.

No terceiro âmbito, a questão profissional ganha luz: como identificar atividades que casam com os interesses e valores pessoais, quais profissões se alinham com a visão de futuro, qual atividade pode trazer contribuições valiosas para a comunidade, entre outras questões analisadas.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de vida é guia para vida pessoal e profissional
| Foto: Divulgação Marista

O Projeto de vida é uma construção realizada pelo estudante, com orientação do Colégio Marista ao longo dos anos. A orientadora ressalta também que a atenção personalizada que cada aluno recebe também é um diferencial importante para sua formação. Ela explica que os professores e titulares de turma acompanham de perto o desenvolvimento e necessidades pedagógicas de cada aluno ao longo do tempo.

O que permite identificar talentos específicos, reforçar áreas que precisam de atenção e exercitar aspectos que serão benéficos no futuro. “Antes de tudo, nossa missão é formar pessoas boas, solidárias, preparadas para usar o conhecimento acadêmico a favor de um mundo melhor, seja qual for a área e o futuro escolhido", afirma Adriano Brollo, diretor.