Imagem ilustrativa da imagem Brasileiros buscam novo recorde na Copa Libertadores
| Foto: Imagem de jcomp no Freepik

Até hoje, nenhum time brasileiro venceu mais do que três vezes a Copa Libertadores. Neste ano, porém, o país poderá ter o seu primeiro tetracampeão continental e, por isso, inúmeros torcedores otimistas estão fazendo suas apostas esportivas Brasil. Afinal, nada menos que quatro tricampeões estarão na disputa e têm chances reais de título.

São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo são, ao lado do Santos, os maiores vencedores brasileiros da Libertadores. O Peixe, entretanto, não disputará a competição em 2024. Já os outro quatro clubes entram no torneio como grandes candidatos.

Afinal, atualmente, um abismo financeiro separa o Brasil dos demais países sul-americanos. E vale lembrar que, nas últimas cinco edições, apenas equipes daqui ficaram com a taça.

Mas, além do grupo de tricampeões, há outros times que também chegam com força e podem brigar pelo título.

O Atlético Mineiro, por exemplo, vem sendo um dos principais times do continente nos últimos anos, fazendo investimentos volumosos no elenco, que tem nomes como Hulk, Paulinho, Vargas, Gustavo Scarpa, entre outros. Com isso, o Galo chega à disputa com a pretensão de conquistar o seu bicampeonato.

Além disso, o Fluminense, atual campeão da Libertadores, manteve a base do time e ainda se reforçou para a temporada, a fim de manter a taça nas Laranjeiras. Por fim, o Botafogo, único desses que ainda não venceu a disputa continental, também tem um time forte e pode jogar de igual para igual com qualquer adversário.

Isso, claro, sem mencionar os times dos demais países. Mesmo em crise, muitos deles são tradicionais e contam com torcedores apaixonados. Ademais, sempre há jogadores talentosos surgindo na América do Sul.

Portanto, pelo fato de os brasileiros serem os favoritos e quatro tricampeões estarem na disputa, há uma chance real de que o país produza o seu primeiro tetra da Libertadores. De todo modo, a disputa será bastante intensa e há muitos clubes que entram na competição com a expectativa de brigar pelo título.

Se algum brasileiro conquistar esta edição, o país chegará a 24 títulos da Libertadores, ficando a apenas um de igualar a Argentina, que há muitas décadas lidera o ranking. A hegemonia recente dos times daqui fez com que o Brasil se aproximasse e, se o cenário atual for mantido, poderá em breve assumir a liderança.

Como se nota, muita coisa estará em jogo na Libertadores de 2024 e, com isso, quem ganha são os torcedores, uma vez que a competição tende a ser acirrada e bastante emocionante.