RESERVADO
A jornalista Valquíria Mewik foi a mestre de cerimônias do evento que lançou o Park Gourmet, anteontem, no ParkShopping Barigui. A proposta, inédita em Curitiba, é aliar boa gastronomia em um espaço reservado, mas localizado dentro do shopping. Anteontem, o público pode conferir só o local, no estacionamento G5, já que a arquitetura das franquias e restaurantes que vão se instalar no local ainda não está pronta. A previsão de inauguração é para novembro

Fibra
A empresária Maria Ines Borges da Silveira vai assumir a presidência da Associação de Mulheres de Negócios, em substituição a Olga Buchi. Ela tomará posse no dia 19 de dezembro, para a gestão 2009/2010. Maria Ines também é diretora do Festival de Cinema da Lapa, que acontece em novembro, e autora do Livro ''Tropas e Tropeiros'', em parceria com Valéria Borges da Silveira.

CLONE
Geraldine Miraglia vai levar para o Park Gourmet a mesma proposta que oferece no seu já famoso - e premiado - Oli Gastronomia, no bairro Mercês. O que vai fazer a diferença quando o assunto é comida de shopping: comidinhas congeladas, pães e produtos gastronômicos de alta qualidade também vão poder ser levados para casa, além das opções para consumo no local. ''A idéia é que o consumidor possa fazer tudo no shopping, desde ir à farmácia a comprar um bom pãozinho'', prevê a chef

SEM PARADA
Franqueada do La Pasta Gialla, a rede do chef Sérgio Arno, Christiane Mansur também vai integrar os restaurantes do Park Gourmet. O cardápio, ela adianta, será o mesmo da franquia próxima da Praça da Espanha que já ganhou adeptos por um diferencial: a casa não tem intervalo entre almoço e jantar para servir os pratos. No shopping, diz Christiane, o La Pasta Gialla também vai seguir essa premissa. Arno não esteve no coquetel de lançamento anteontem, mas pretende vir para a abertura da nova casa

Madonna
Os ingressos para o show da Madonna em São Paulo também estão à venda, mas nada dos fãs curitibanos conseguirem comprar. Pelo menos os que estão tentando pelo site. ''Tentei o dia inteiro, quando chega na hora de pagar, o site sai do ar'', reclamou a jornalista Ana Paula Contin.

Ilustre
Hoje é dia de ''Solidariedade Ilustrada'' no Vox Bar. Trata-se do lançamento do projeto da ONG Vivamigos. Dez ilustradores criaram desenhos exclusivos para estampar camisetas cuja venda terá renda revertida às seis instituições que a ONG atende. Entre os profissionais participantes do projeto estão Orlando Pedroso, Ademir Paixão, Bennet, Antônio Éder, Rafa Camargo e o chargista da Folha, Marco Jacobsen.

Filho eterno
O escritor radicado em Curitiba Cristóvão Tezza é um dos 10 finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Ele concorre com o livro ''O Filho Eterno'', obra com detalhes auto-biográficos em que relata sua convivência com o filho Felipe, portador da Síndrome de Down. O júri elegeu os 10 finalistas escolhidos entre os 51 livros semifinalistas, sendo oito escritores do Brasil, um de Portugal e um de Angola.

Filho eterno 2
Os vencedores do Prêmio Portugal Telecom 2008 serão conhecidos no dia 29 de outubro. Eles vão receber prêmio em dinheiro que variam de R$ 15 mil a R$ 100 mil, além de um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser.

Bagagem
Quem levou o livro de Tezza na bagagem foi a fotógrafa brasileira Maria de Fátima Campos, que mora em Londres e fez uma visita relâmpago a Curitiba. Ela também escreveu um livro sobre o tema, Victoria's Day, que pode ser encontrado em livrarias, mas só na versão em inglês. Fátima procura uma editora nacional para lançar uma nova edição do livro, que também fala do cotidiano da filha Vitória, portadora da mesma síndrome.

Game music
Já estão a venda os ingressos para a apresentação do espetáculo Vídeo Games Live, em Curitiba. O game show acontece pela primeira vez no Sul dia 02 de outubro, no Teatro Positivo e é considerado o maior evento de game music do mundo. Tem o impacto de um concerto, com direito a orquestra e coral, mas com a vibração de um show de rock, com laser e projeção sincronizada de cenas dos games mais famosos da história. O espetáculo foi idealizado pelos compositores de game music norte-americanos Jack Wall e Tommy Tallarico.

Parceria
A grife de acessórios Wishes vai fazer uma parceria inédita com estilistas que desenvolvem vestidos para noivas. A proposta é lançar peças exclusivas que possam ser usadas por mulheres contemporâneas. ''O perfil das noivas mudou. Ninguém quer mais aquelas coroas que se usavam antigamente, mas sim acessórios mais modernos'', diz a designer da marca, Mariane Chela. A nova coleção para as mulheres que vão subir ao altar deve ser lançada ainda este ano. A primeira estilista parceira é Rafaela Basile.

História musicada
O escritor Irineu Franco Perpetuo vai lançar o audiolivro História da Música Clássica. A obra, ilustrada com trechos musicais, conta a história da música desde a Idade Média, passando pelo Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo e pelos autores modernos, como Wagner, Debussy, Stravinsky e Villa-Lobos, até chegar aos dias de hoje, com Philip Glass. O lançamento leva o selo Livro Falante e deve estar disponível a partir da próxima semana.

BRUT OU DEMI SEC?
Keneddy Borges Vieira servia os convidados durante evento de lançamento do Park Gourmet. Uísque, vinho e frisante fizeram a alegria dos convidados, além das sempre boas comidinhas do coquetel assinado pela chef Daniela Caldeira

BOA PRAÇA
O empresário Rodrigo Ramalho, entre os restritos convidados do evento, no ParkShopping Barigui