Imagem ilustrativa da imagem EDUCAÇÃO - Cinco anos à espera de escolas no Vista Bela
| Foto: Saulo Ohara
Obras da escola estadual devem ser concluídas em maio de 2017



Por falta de escolas fundamental e médio no bairro, os moradores do Residencial Vista Bela (zona norte de Londrina) precisam se deslocar a outras localidades. Atualmente o único estabelecimento público educacional é o Centro Municipal de Educação Infantil. Segundo a diretora do CMEI, Valdirene Bonovio, o estabelecimento possui 160 alunos de cinco e seis anos. "As crianças de 4 a 5 anos hoje precisam ir para bairros vizinhos para serem atendidas", apontou.
Já existe o projeto aprovado de construção de um novo CMEI voltado exclusivamente para essa faixa etária, cujos recursos são oriundos do Plano de Ações Articuladas, do Ministério da Educação. Ainda é preciso realizar um processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela obra e depois, a expectativa é de que demore um ano e meio para a obra ser concluída. Devido à demanda, a construção de um terceiro centro de educação infantil também já foi aprovada pelo Ministério da Educação. As duas obras serão implantadas no Residencial Moradas de Portugal e devem atender as crianças do Vista Bela.
Sobre a construção de uma escola municipal, a coordenadora de Comunicação e Eventos da Secretaria Municipal de Educação, Talícia Serafini, explicou que houve chamamento público de empresas para realizar a obra, mas a construtora vencedora declinou e isso obrigará o município a realizar um novo processo. "Os recursos foram liberados em 2014, mas diante disso deve haver uma alteração da planilha de custo e isso precisa ser aprovado pelo Ministério da Educação e essa alteração precisa ter a aprovação de Brasília. Isso leva um tempo", informou.
Já a construção da escola estadual está prevista para ser concluída em maio de 2017. A reportagem esteve no local e constatou que foram feitas obras de fundação e erguidos o muro, alguns pilares e vigas. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Lúcia Cortez, houve problemas no inicio da obra por conta de alvará da prefeitura. "A empresa começou no dia 16/05/2016 e a partir dessa data a construtora MVL tem 360 dias para entregar essa obra. A gente acredita que nesse período a escola fique pronta", afirmou.
Segundo Lúcia, a instituição terá de área total de 3.507 m² e 2.728 m² de construção. "A escola terá capacidade para atender 720 alunos por período. O prédio terá área administrativa, secretária, direção, coordenação, biblioteca, sala de usos múltiplos, laboratório de informática, laboratório de físico-química, depósito, refeitório e 24 salas de aula", enumerou.
A chefe do NRE explicou que a escola atenderá os alunos que hoje frequentam instituições próximas ao bairro. "Inicialmente serão oferecidas mais de 1,2 mil vagas e a escola foi projetada para absorver a expansão no entorno, ou seja, ela tem uma folga para atender a demanda à medida que cresce a comunidade", apontou.
Ela ressaltou que a demanda de alunos do NRE dentro de Londrina é de 50 mil vagas para estudantes e hoje existe essa quantidade de vagas para ofertar.