A Frankental, empresa no setor de fertilizantes agrícolas já consolidada no mercado, realizou, no Village, um evento exclusivo para apresentar ao seu time comercial, colaboradores, clientes e parceiros a franquia mais moderna do segmento agro, a Frankental Agroshop. O CEO Cristiano Frankental e COO Marcos Freire foram anfitriões impecáveis de uma noite muito prestigiada. Na ocasião ainda foi assinado o primeiro contrato com o franqueado Luciano Couto. As fotos são de Bruno Ferraro.

Jennifer Meireles Silva e Michel C. Silva
Jennifer Meireles Silva e Michel C. Silva | Foto: Divulgação - Bruno Ferraro
Luciano Couto
Luciano Couto | Foto: Divulgação - Bruno Ferraro
Luiz Alfredo, Renato Pontara e Marcelo Najar
Luiz Alfredo, Renato Pontara e Marcelo Najar | Foto: Divulgação - Bruno Ferraro
O presidente da Codel, Alex Canziani
O presidente da Codel, Alex Canziani | Foto: Divulgação - Bruno Ferraro
Fabiana Frankental, Cristiano Frankental, Marcos Freire e Rosangela Freire
Fabiana Frankental, Cristiano Frankental, Marcos Freire e Rosangela Freire | Foto: Divulgação - Bruno Ferraro

Professora viva mais antiga do Colégio Vicente Rijo acaba de festejar 93 anos!

O leitor Helder Turci escreve para a Coluna, contando um pouco da história da mãe dele, Aracy Turci Sidney. Ele diz : “Ela chegou em Londrina em 5 de abril de 1941, quando a cidade tinha apenas 7 anos. Filha e neta de imigrantes italianos. Meus avós são Guerino Turci e Antônia Vidal Turci, que saíram de Araraquara, SP, para ficar nas terras roxas do Norte do Paraná. Minha mãe se formou no magistério e posteriormente na primeira turma da então Faculdade Estadual de História de Londrina (hoje UEL). Aracy é hoje a professora viva mais antiga do Colégio Vicente Rijo, e uma das mais veteranas de Londrina. No dia 21 de março , ela completou 93 anos e 63 anos de casada com Jarbas Sidney Pinto, aposentado do Banco do Brasil“. Parabéns a ela e a sua família! O marido Jarbas formou- em Direito, em1964, e foi da minha turma na Faculdade Estadual de Direito de Londrina, que teve como sede o período noturno do histórico Grupo Escolar Hugo Simas.

Missa de 7º dia para um dos médicos pioneiro do Hospital Erasto Gaertner

Será celebrada nesta terça-feira (26), às 18h30, na Paróquia Imaculada Conceição, em Londrina (rua Belo Horizonte, 805), missa de 7ª em dia em memória do Dr. Benedito Valdecir de Oliveira. Ele faleceu em Curitiba, aos 83 de anos, de causas naturais. Deixou um enorme legado ao longo de 50 anos como cirurgião na área de oncologia. Dr. Benedito foi um dos médicos pioneiros do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e ajudou a fundar o Instituto de Oncologia do Paraná. Médicos, profissionais de saúde, autoridades, ex-pacientes e familiares fizeram dezenas de homenagens de gratidão ao trabalho pioneiro e inovador do Dr. Benedito. O prefeito Rafael Greca escreveu: “Curitiba perdeu um ícone da Saúde”. Criado em Cambé (irmão de Maria Célia Hauly, de Marli Vanucci e Antônio Sérgio de Oliveira), formou-se em medicina em 1968, na Universidade Federal do Paraná. Atleticano de coração, Dr. Benedito deixou os filhos Dr. Fabrício Martinelli de Oliveira ; Mateus M. de Oliveira e Rafael M. de Oliveira, e 5 netos. Que esteja na paz de Deus.

Visita histórica na ABCZ

Imagem ilustrativa da imagem Lançamento da Frankental Agroshop
| Foto: Divulgação

A história da ABCZ contada por gerações: o atual superintendente geral da ABCZ, Moacir Norberto Sgarioni, esteve na quinta-feira (21) com o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, a viúva do ex-presidente da ABCZ, Edilson Lamartine Mendes (gestão1966/1968), Maria Ignêz Machado Mendes e sua filha e Ana Cláudia Mendes Souza, atual vice-presidente da entidade e presidente do Conselho Deliberativo do museu do Zebu. O encontro foi na sede da entidade em Uberaba, Minas Gerais. Na foto, o presidente Gabriel Garcia Cid, que é de Londrina, a vice-presidente Ana Cláudia Mendes Souza, a visitante ilustre Maria Ignêz Machado Mendes e Moacir Sgarioni, superintendente geral da ABCZ, também de Londrina.

O austero Dom Pedro II

Ainda sobe o Imperador ou o "presidente" Dom Pedro II, como era chamado pelo povo, podemos dizer que foi um democrata. Ele cortou algumas vezes seus salários e as despesas do governo. Foi duas vezes ao exterior e a viagem aos Estados Unidos, com dinheiro emprestado de um amigo. Tinha apenas dois ternos: um para trabalhar, já muito puído, e outro para viagem oficial. Foi o governante brasileiro mais austero, o que menos gastou, ele que era o tataravô do atual deputado federal dom Luís Philippe de Orleans e Bragança, genro do médico londrinense Luiz Carlos Miguita.

390 cursos de Medicina

Cidades grandes, médias e pequenas, reclamam da fala de médicos para seus postos, upas, hospitais e etc... Saibam que o Brasil tem 390 cursos de medicina ofertados por instituições de ensino superior públicas e privadas. São 42 mil vagas por ano! Delas, só 18% (cerca de 7 mil) são oferecidas nos vestibulares da universidades federais.

No Calçadão e na ExpoLondrina

Imagem ilustrativa da imagem Lançamento da Frankental Agroshop
| Foto: Divulgação

O deputado estadual Tercilio Turini foi ao Calçadão de Londrina e encontrou muitas pessoas num sábado pela manhã. "Passear aqui é um hábito de muitos anos, gosto de conversar com as pessoas, ouvir opiniões, saber mais do que está acontecendo e também engraxar os sapatos", comentou o deputado, acompanhado do filho Tercilinho e do neto Daniel. Tercilio também prestigiou evento de apresentação da ExpoLondrina, que neste ano tem o mascote batizado de AGROBERTO. Depois conversou com o amigo e presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, e confirmou presença na Exposição - como faz todos os anos. "É a maior festa popular do nosso estado, um dos maiores orgulho de Londrina" , declarou.

EMPRESÁRIO EM LONDRES

Imagem ilustrativa da imagem Lançamento da Frankental Agroshop
| Foto: Divulgação

O londrinense Ricardo Pirola Gomes, que reside em Londres e atua como empresário na área de manutenção de escadas rolantes e elevadores, está visitando Londrina. Entre as empresas que presta assistência está o metrô de Londres . Ele foi ao consultório do cirurgião dentista Helder Hideaki Hirabara (foto) para uma conversa informal e também para cuidar da sua saúde bucal .

Na torcida pelo amigo

OS AMIGOS estão na torcida para a ampla recuperação do famoso médico otorrino Kooki Tan, que fraturou a clavícula recentemente.

Jabuticabeiras

Ainda na AABB: as jabuticabeiras produziram muitas frutas bem doces nesse final de ano que passou. Um sucesso entre os associados e familiares, como sempre.

Silêncio sobre a grana

A primeira informação foi de que a Polícia Federal apreendeu 172 mil dólares na casa de um suspeito, conhecido do pessoal da ABIN. Mas, depois, nada mais foi revelado a respeito. Se foi fato verdadeiro, o dinheiro deve ter sido entregue ao Banco Central.

9 milhões de jovens estão fora de escolas

Segundo o pessoal do IBGE, cerca de nove milhões de jovens brasileiros e brasileiras estão fora das escolas. Alguns dos principais motivos são: porque precisam trabalhar para ajudar a família, por desinteresse mesmo e por gravidez!

Borrachudos atacando

Se já não bastasse, o Aedes aegypti, causando cada dia maior número de vítimas de dengue e mortes, estão aparecendo os perigosos "borrachudos", cuja picada quase matou famoso médico em Londrina, que teve que ficar 15 dias em UTI. Após a picada, a pessoa coçou a pele e apareceu bactéria violenta. Todo cuidado é preciso.

O show de música popular nordestina

O Canal ARTE 1, que me disseram ser apoiado pela Rede Bandeirantes, apresentou show de músicas populares do Nordeste da melhor qualidade. Só sucessos. Reuniu a compositora Anastácia, a Rainha do Forró, que foi casada com o saudoso sanfoneiro Dominguinhos, a ótima e elegante cantora Mariana Aidar, o cantor Tato, do Fala Mansa, o sanfoneiro Mestrinho, que toca muito, e o jovem Zabumbeiro. Com apresentação de José Mauricio Machline no programa "Blue Note". Anastácia contou que já compôs 260 letras e Dominguinhos fazia as melodias. Algumas canções clássicos da música nordestina, como "Asa", "Contrato de Separação", "Te faço um cafuné", "Escrevi seu nome na parede", "Sanfona sentida" e "Espumas ao Vento". Anastácia contou que o ex-marido não entrava em avião e só viajava em uma Rural Willys antiga. Revelou que o dia em que brigaram feio, por causa de uma traição, ela levou as fitas dele para o quintal e, "quase morrendo de ódio", botou fogo em tudo... quase se queimou também. Riram muito e ao final do programa quem estava ouvindo ficou com saudades, "Eu só quero um amor....", "De uma coisa fique certa, meu olhar vai dar uma festa na hora em que você voltar" , e "Se eu fosse você, eu voltava pra mim"

Página final

No comentário do jornalista José Casado, para a página final da revisa Veja, que está circulando, ele afirma o seguinte: "Loteamento político da saúde pública só ajuda grupos de interesses privados".

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina