Nessa semana saiu a entrevista com o ator e comediante Nelson Freitas para o PodStop Oficial pelo YouTube. O programa no formato de PodCast é apresentado por Juninho Toys e Carol Vecchia. Como se sabe, o ator carioca é casado com a londrinense Maria Cristina Cordeiro. Na foto, Nelson Freitas com os apresentadores do PodCast.

O maior e o menor campo esportivo

Se não estou enganado, todos os campos e quadras para as práticas esportivas são no formato retangular. Do maior ao menor, observem os leitores desta Coluna e da FOLHA: o campo para as competições de polo (onde o atleta tem como parceiro sempre um bom ou muito bom cavalo) tem 275 metros de comprimento por 145 metros de largura.

É o maior de todos. O menor, por outro lado, é o de tênis de mesa, com 2,74 metros por 1,52 metro de largura. O segundo maior campo é o para se jogar rúgbi, com 1,20 por 70 metros de largura. Para o futebol, o mais popular esporte brasileiro, o gramado tem que ter 105 metros por 68 de largura. O de futebol de salão exige uma quadra de 42 metros de comprimento por 30 de largura. O de basquetebol precisa ter 28 metros por 15 metros. O de tênis, exige 23,7 de comprimento por 10,9 de largura. Não me perguntem por que tais medidas, que não consegui saber quais "gênios” tomaram essas decisões sobre as regras de medidas oficiais de locais para o esporte.

Sábado Delas

O staff do Recanto Dá Licença informando da inciativa “Sábado Delas”. Com a promoção, as mulheres têm desconto (de 74 reais para 64 reais). O restaurante conta com buffet livre, música ao vivo e monitor infantil. Compras antecipadas e informações pelo whats : (43) 999450022

Pesca na Amazônia

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

O pescador londrinense Marcus Gimenes com um gigante tucunaré açu de 84 centímetros de comprimento e aproximadamente 10 quilos de peso, capturado na Amazônia. A viagem foi organizada pela agência História de Pescador, do expert João Medeiros em parceria com a loja Scaramal Pesca, ambas de Londrina. O grupo passou uma semana em um acampamento avançado na área de proteção ambiental do rio Xeruini, em Roraima.

Nova pró-reitora

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

A professora doutora Anelise Franciosi é a nova pró-reitora de graduação da UniFil. Ela foi apresentada oficialmente pelo reitor Eleazar Ferreira, em evento de preparação dos docentes para o início do ano letivo. A trajetória acadêmica dela está diretamente ligada à UniFil: fez Biomedicina na instituição de 2012 a 2015, em seguida ingressou na docência, titulou-se como mestre e doutora e coordenou o curso até o final de 2023. “É uma satisfação ver uma prata da casa chegar a essa importante função” , disse o reitor. As aulas começam nesta segunda-feira (dia 5) com muitas atividades e práticas inovadoras para os alunos. “Cumprimos rigorosamente o calendário escolar, sem atrasos nem outros problemas que afetam o desempenho dos estudantes. Os pais podem confiar na formação sólida e melhor preparação para a profissão”, acrescentou Eleazar Ferreira.

IBGE diz que 18 municípios do país têm mais domicílios que habitantes

Segundo o último censo do IBGE, aquilo que muita gente imaginava está ocorrendo mesmo no Brasil: em alguns municípios têm mais domicílios (casas, apartamentos, etc.) do que habitantes, principalmente no litoral. O que ocorre é que os proprietários, em sua maioria, só ocupam seus imóveis durante os fins de semana ou nas férias escolares, feriadões ou no Carnaval, como na próxima semana. São 18 municípios nessas condições, segundo a pesquisa oficial. Entre eles, estão os paranaenses Pontal do Paraná e Matinhos. No Rio Grande do Sul, Arroio do Sal e Cidreira. Em Pernambuco, a Ilha de Itamaracá. Em São Paulo, a Ilha Comprida, quase vizinha do Paraná. No Rio de Janeiro, Mangaratiba. Na Bahia, Vera Cruz e etc. Matinhos alargou sua praia, utilizando 220 caminhões de areia, pagando caro, mas melhorou as condições para seus banhistas ter o prazer de ali frequentar.

ANIVERSARIANTES

Cumprimentos, telefonemas e abraços de muitos amigos para os seguintes aniversariantes de ontem em Londrina: Vanessa Sahão, que mora no Canadá, mas veio passar a data aqui com a família, o executivo João Vioto Neto, a sempre bonita Margarida Gois, Alcides Vitor de Carvalho, professor da UEL, primeiro candidato do PT a prefeito da cidade, o médico Frederico Fraga, artista plástica Cristina Maria Gonçalves, o mestre de obras Cláudio Braga Filho e a costureira Tereza Amaral Ozores. Aquele abraço a todos.

Visita Ilustre

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

Empresa especializada no controle de acesso de condomínios e portaria remota, a Porter recebeu a visita do presidente Mundial da Hickvision. Foi na sede da empresa em Florianópolis. "A integração do nosso software com o hardware da Hockvision já é sucesso absoluto. Conhece alguma empresa que tenha recebido esta visita?”, brinca Ricardo Rennó, da Porter Londrina. Ele acrescenta que " as pessoas conhecem e entendem o que a Porter faz e se sentem seguras, inclusive para nos indicar. Por isso, esta visita demonstra como a integração entre as duas empresas é saudável e importante". Na foto, o presidente mundial da Hackvision Mr. HU, o presidente para a América Mr. Keen Yao e o presidente para o Brasil , Mr .Mário Ma com o CEO da Porter, Fábio Beal.

100% de ocupação nos hotéis

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

Na última semana, 100% da rede hoteleira de Londrina estava ocupada e a maior parte dela em função da Movelpar, em Arapongas. O presidente da Codel, Alex Canziani, representou a cidade no evento, onde conversou com empresários do país. "Os eventos também da região movimentam a economia da nossa cidade, porque eles se hospedam aqui, vão a restaurantes e shoppings. Temos aeroporto e somos um polo de referência do norte do Estado", avaliou Alex. Na foto de David Jônatas, Canziani com Ronnie Onofre, chefe de gabinete da secretaria do Estado de Turismo, Ana Maria Cavalheiro, do Núcleo Regional de Turismo de Maringá e Sandra Camacho, do Núcleo Regional de Turismo de Londrina.

As duas torcidas em Cambé

Na vizinha cidade de Cambé, há dois clubes de torcidas: do Palmeiras e do São Paulo. Todos usam as camisas de seus times e festejam as vitórias sempre com alegria, e sem brigas. O deputado federal Luís Carlos Hauly, que é corintiano, se manterá neutro, nessa decisão entre os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Na Livraria do Aurora

Os livros “Doutor Coração”, que narra a história do médico cardiologista Luís Carlos Miguita, e “A Travessia de Álvaro Dias”, que conta toda trajetória política do ex-vereador, deputado federal, governador e ex-senador, estão expostos, à disposição de todos, na Livraria do Aurora Shopping.

AS ATRAÇÕES NO ARMAZÉM

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

Fim de semana chegando com muitas coisas para se fazer: lista de compras, sempre aparece uma festinha pra ir e aí, é preciso garantir o look e o presente. Cozinhar? Tem dias que dá uma preguiça ... Então, esta é uma excelente oportunidade para garantir tudo num único lugar: NO ARMAZÉM DA MODA! O complexo conta com o Almeida Mercados, com promoções diárias; um mix de mais de100 lojas e opções de itens para a família toda; uma praça de alimentação completa, com almoço (inclusive, no sábado tem feijoada!), lanches, salgados, tortas e doces - uma variedade! O estacionamento é grátis e tem wi-fi liberado. “Economizar tempo e dinheiro no cumprimento de tarefas é um verdadeiro presente, pois ao final de tudo, se tem a oportunidade de desfrutar um tempo de qualidade com a família e amigos”, sugere o staff.

No Agrotec 2024

Imagem ilustrativa da imagem Bate papo com Nelson Freitas
| Foto: Divulgação

A cooperativa de crédito Sicredi Dexis esteve presente, com grande parte de seu staff , no Agrotec 2024, realizado pela Cooperativa Agrícola Integrada, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. No estande da cooperativa, os visitantes puderam conhecer linhas de crédito e benefícios oferecidos pela cooperativa de crédito. Na abertura, também estiveram presentes , o diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, a gerente Regional Carla Sonoda e também o gerente de Desenvolvimento do Agronegócio Vitor Pasquini. Na foto, o presidente da SRP, Marcelo El Kadre, com Carla Sonoda e Rogério Machado.

Alain Delon processa filho

O famoso ator do cinema francês Alain Delon, já na casa dos 80 anos, está processando seu filho mais velho, Antony, pelo fato de ele ter divulgado, em entrevista, a doença que o pai luta contra, tendo contado detalhes a respeito. Nos primeiros anos de sua carreira, Alain Delon foi o ator mais paquerado por mulheres europeias e norte-americanas. A atriz Elizabeth Taylor disse, certa vez, que “Alain foi o rosto mais bonito que vi em todo o elenco de Hollyood, um moreno claro, elegante, com seus cabelos pretos e os olhos violetas´´.

Luciano Hang vai recorrer

ADVOGADOS do empresário Luciano Hang, dono das mais de 135 lojas da Havan, pelo Brasil, vão recorrer da condenação que ele sofreu de 85 milhões de reais “porque teria coagido empregados seus a votarem em Jair Bolsonaro, no último pleito presidencial”.

****

A MEGA SENA deste sábado está acumulada em 95 milhões de reais, informa o lotérico Aldemar Mascarenhas, que torce para alguém de Londrina ou região ganhe esta grana toda!

No Jardim Botânico

Quinta-feira à tarde, por volta de 16 horas, dois casais andavam pelo Jardim Botânico. Um belo local de Londrina, administrado pelo Estado, que está precisando de melhores cuidados. Patrimônio cultural da cidade, que foi uma árdua conquista do ex-deputado e secretário do Meio Ambiente o médico gastro Luís Eduardo Cheida.

*****

SE UM ADOLESCENTE riscar o seu carro usado ou novo, o seguro, se houver, pagará o reparo? Não, diz o pessoal da área. Mas consulte o seu advogado a respeito.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina